Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Convocação de professores do DF é prejudicada após ataque hacker

Ataque sinalizou desistência de 200 professores da rede pública que seriam convocados; 55 escolas de Ceilândia foram afetadas

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Sala de aula em escola da rede pública do DF
Sala de aula em escola da rede pública do DF Sala de aula em escola da rede pública do DF

O sistema da Secretaria de Educação (SEE) do Distrito Federal foi hackeado na manhã dessa quarta-feira (16), sinalizando a desistência de 200 professores da rede pública de Ceilândia que estavam sendo convocados para trabalhar. O ataque só foi descoberto no período da tarde, quando os professores informaram que não haviam desistido. Cerca de 55 escolas foram afetadas.

O ataque atingiu principalmente escolas com ensino do 1ª ao 9ª ano. Segundo a Secretaria de Educação, quando um professor desiste da convocação, automaticamente outro profissional é acionado, e com as falsas desistências foi gerado um transtorno na pasta. Os educadores prejudicados registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil. 

As aulas presenciais da rede pública do DF começaram nesta semana, e os professores temporários estavam sendo nomeados. Com o sistema hackeado, o número de profissionais atuantes foi prejudicado. De acordo com informações preliminares, o suspeito invadiu o sistema através das senhas de duas servidoras, que não notaram a invasão por estarem em reuniões on-line. 

Leia também

Devido ao engarrafamento no sistema, a nova convocação dos 200 professores não tem data prevista. A Secretaria de Crimes Cibernéticos investiga o caso para identificar os responsáveis pelo crime. 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.