Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CPMI do INSS: parlamentares ouvem ex-presidente de associação investigada

Igor Delecrode é apontado pela PF como integrante de grupo que mantém quatro entidades suspeitas

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News
Na ultima reunião da CPMI, o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni foi ouvido Carlos Moura/Agência Senado/06.11.2025

Nesta segunda-feira (10), a CPMI do INSS vai receber Igor Dias Delecrode, ex-presidente da Aasap (Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista), para uma oitiva.

A entidade da qual ele era sócio teria movimentado irregularmente milhões de reais vindos de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, segundo as investigações da Polícia Federal.


Leia mais

Os requerimentos aprovados na comissão afirmam que Delecrode faz parte do grupo que mantém quatro entidades investigadas: Aasap, Amar Brasil Clube de Benefícios, Master Prev e Anddap (Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas).

Próximas reuniões

Para a sessão de quinta-feira (13), está agendado o depoimento do ex-diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), André Paulo Felix Fidelis.


Na semana seguinte, na segunda-feira (17), a comissão recebe o ex-coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva.

Excepcionalmente nesta semana, a reunião de quinta foi antecipada para a terça (18), devido ao feriado da Consciência Negra, que cai na quinta-feira. A depoente será Cecília Rodrigues Mota, apontada pela PF como presidente de fachada de associações que teriam sido usadas no esquema de fraude.


No dia 24, será a vez dos empresários Danilo Berndt Trento e Vinícius Ramos da Cruz. Segundo a PF, Trento teria atuado em conjunto com o ex-procurador-geral do INSS Virgílio Antônio de Oliveira Filho. Já Cruz é cunhado do presidente de outra associação suspeita, a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais).

O contador Mauro Palombo Concílio foi convocado para depor no dia 27 pela sua atuação em várias entidades suspeitas de envolvimento nas fraudes.


E o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, foi convidado para depor no dia 1º de dezembro. No último dia de oitiva, 4 de dezembro, será a vez do presidente da Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura), Aristides Veras dos Santos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.