Criança autista entrega proposta de fiscalização e limpeza das passagens subterrâneas do DF
Projeto foi entregue por menino de 11 anos ao governador Ibaneis Rocha na manhã desta terça no Palácio do Buriti
Brasília|Do R7, em Brasília
Um menino autista de 11 anos entregou na manhã desta terça-feira (18) um projeto de revitalização das passagens subterrâneas ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A proposta de Bernardo Henrique Ribeiro de Freiras sugere recuperação do acabamento das paredes, fiscalização com câmeras, instalação de lixeiras e melhorias no sistema de drenagem. O estudante também pediu que o overno adote medidas para diminuir o trabalho informal nesses espaços.
Veja Mais
Bernardo visitou Ibaneis acompanhado dos pais, Aline Ribeiro, 44, e Flávio Freitas, 44, com um desenho no qual sugere as intervenções nas passagens. O governador agradeceu o projeto, elogiou a iniciativa e explicou que as passagens subterrâneas sofrem com vandalismo. Ibaneis destacou que entre 2022 e 2023 foram reformadas 12 passagens no Plano Piloto (Asa Sul e Asa Norte).
O investimento, de R$ 2,5 milhões, incluiu obras da rede de drenagem e do piso e a substituição das lajotas danificadas, de corrimões e da iluminação convencional por lâmpadas de LED. As intervenções foram feitas nos túneis da 102, 103, 105, 107, 109, 111, 113 e 115 Norte e das quadras 101, 103, 105 e 107 Sul.
Morando há quatro anos em Brasília, Bernardo é apaixonado pela capital, mas reconhece alguns desafios que precisam ser superados pela cidade. “Às vezes o pessoal não cuida direito [das passagens]”, disse ele.
“Normalmente, quando eu vou para o Eixão, eu pego as passagens, só que o problema é que geralmente elas estão pichadas, sujas e com mau cheiro. Espero que esse projeto seja bom para todo mundo e espero que os vândalos também tenham mais empatia com a população, para que entendam que faz mal tanto para a saúde quanto visualmente”, completou o estudante.
Criminalidade
Em reportagem publicada em novembro do ano passado, o R7 mostrou que no primeiro semestre de 2023 foram registrados mais crimes nas passagens subterrâneas do Plano Piloto do que em todo o ano de 2022. Ao longo de 2022 foram 34 notificações, enquanto no primeiro semestre do ano passado, 38 ocorrências.
De 2019 até o fim do primeiro semestre de 2023 foram 367 ocorrências registradas nas delegacias de supostos crimes cometidos nesses locais. As principais foram roubo, furto e estelionato. A insegurança atinge principalmente as passagens da Asa Norte, com 58,8% do total de crimes registrados.
Em números absolutos, na Asa Norte foram 216 ocorrências entre 2019 e 2022, contra 151 notificações na Asa Sul. De todas, a passagem subterrânea mais perigosa é a do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com 44 casos.
Segunda-feira é o dia com mais crimes registrados
Os dados levantados revelam que a insegurança afeta principalmente o período da tarde, entre 12h e 19h. Os dias com maior número de registros são segunda-feira (68 casos) e quinta-feira (64 casos).
Em relação ao gênero, as mulheres enfrentam uma insegurança maior. De 2019 até o primeiro semestre de 2023, quatro estupros aconteceram nas passagens subterrâneas, além de duas tentativas de estupro e duas ocorrências de importunação sexual.