CVM torna réus chefe de gabinete de Ibaneis e governo do DF em processo que envolve BRB
Ação popular foi aberta contra a nomeação de Juliana Monici para a cadeira de conselheira fiscal do banco
Brasília|Do R7, com Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tornou réus o governo do Distrito Federal e a chefe de gabinete do governador Ibaneis Rocha, Juliana Monici, em um processo envolvendo o BRB (Banco de Brasíla).
Juliana responde na qualidade de membro do conselho fiscal do banco, cujo controle é detido pelo governo do DF. De acordo com o site da CVM, os dois já receberam a citação.
Os detalhes do caso não são públicos. Mas, neste ano, foi aberta uma ação popular contra a nomeação de Monici para a cadeira de conselheira fiscal do banco porque haveria conflito de interesse e prejuízo à sua capacidade de fiscalizar os atos do banco.
Operação Compliance Zero
Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, foi preso na noite de segunda-feira (17), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, durante ação que cumpriu sete mandados de prisão (cinco preventivas e duas temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão em Minas, Rio, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.
A operação investiga a fabricação de carteiras de crédito “inexistentes” por instituições financeiras. Segundo a PF, esses títulos eram vendidos a outros bancos e depois substituídos por ativos sem lastro, mascarando prejuízos e movimentando valores bilionários.
As apurações começaram em 2024, após pedido do Ministério Público Federal.
Banco Central liquida Banco Master
Menos de 24 horas após a prisão, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, instituição comandada por Vorcaro.
A medida, considerada extrema, é adotada quando o BC entende que o banco não tem mais condições de se recuperar. Com isso, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) passa a ressarcir os clientes dentro dos limites previstos.
A liquidação veio um dia após o grupo Fictor anunciar interesse em adquirir o Master e aportar R$ 3 bilhões, negócio que não chegou a avançar.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















