Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

De volta ao Brasil, Lula participa de reunião do comitê voltado para os catadores de recicláveis

Governo federal vai editar medidas de incentivo aos profissionais, como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O presidente Lula em agenda internacional Ricardo Stuckert/PR - 08.07.2024

De volta ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. A agenda vai ser realizada nesta quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula também vai assinar a Lei de Incentivo à Reciclagem. O governo federal deve anunciar, ainda, medidas de incentivo aos catadores, como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã.

Leia mais

No ano passado, Lula editou duas medidas de profundo impacto na atividade dos catadores e no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no país. O primeiro instituiu o programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores. O segundo instalou três novos instrumentos: o certificado de crédito de reciclagem; o certificado de estruturação e reciclagem de embalagens em geral; e o crédito de massa futura.

O programa leva o nome de Sant’ana, advogado que morreu em 2021. Ele trabalhou durante os governos de Lula e de Dilma Rousseff (PT) em diversas áreas: gabinete da Presidência da República, Secretaria-Geral e Casa Civil. Além disso, ajudou a formular leis para implementar justiça social e foi parceiro do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

Além disso, o governo também entregou um imóvel, pertencente à União, de 2,5 mil km² para 120 famílias do setor. Elas ocupavam o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) do DF há 23 anos e estavam sendo retirados do local pelo governo da capital do país.


Na ocasião, Lula também assinou acordo para atendimento móvel a catadores, nomeado Conexão Cidadão Pró-Catadores. A iniciativa implementará nas regiões com maior número de profissionais da reciclagem trailers para inclusão dos catadores em programas sociais e emissão de documentos, por exemplo.

De acordo com estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, existem no Brasil entre 400 mil e 600 mil catadores de materiais recicláveis. Segundo levantamento feito pelo governo, 80% dos catadores que atuam nas ruas trabalham sem acesso a direitos básicos, como saúde, previdência social e educação.

Lula retornou para Brasília na noite da última terça-feira (9). O presidente havia participado da reunião do Mercosul, em Assunção, capital de Paraguai, e depois se reuniu com o presidente da Bolívia, Luis Arce, para debater o futuro do país andino após a tentativa de golpe, liderada por militares.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.