Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Depois de negativa, CPI dos atos extremistas pedirá novamente imagens do 8 de Janeiro ao GSI

Presidente da comissão afirmou que a intenção é enviar técnicos da Câmara Legislativa do DF para copiar os arquivos na íntegra

Brasília|Do R7

Prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília
Prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília Prédio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília

O presidente da CPI dos atos extremistas da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Chico Vigilante (PT), informou nesta quinta-feira (20) que fará uma segunda solicitação ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para ter acesso a todas as imagens do 8 de Janeiro. O GSI não liberou as gravações quando foi solicitado pelo primeira vez, segundo o parlamentar.

"Nós pedimos, mas eles falaram que não tinham como mandar, porque o arquivo era muito grande. Agora a gente está refazendo o pedido e disponibilizando técnicos da CPI para que possamos copiar e trazer as imagens para a Câmara Legislativa. Nós queremos as imagens", esclareceu o deputado.

Segundo o parlamentar, a comissão ficou prejudicada por não ter as imagens, pois o objetivo da CPI é apurar e responsabilizar os indivíduos que praticaram os atos de vandalismo. "Estamos cobrando novamente e disponibilizando nossos técnicos para que eles copiem os arquivos, até porque a cópia na íntegra evita a possibilidade de montagem", explicou Chico Vigilante.

Sobre as recentes imagens divulgadas no dia do atentado, o presidente da CPI da Câmara Legislativa diz que o ex-ministro do GSI, general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, "agiu mal", pois deveria estar acompanhado da tropa durante a invasão dos extremistas na sede do Poder Executivo.

Publicidade

Convocação de generais

Além disso, o presidente da comissão apresentará requerimento de convocação para o general Gonçalves Dias, o general Augusto Heleno e o general Dutra comparecerem à CPI. "Se não quiserem vir, vão ter que ir ao STJ [Superior Tribunal de Justiça], para justificar o não comparecimento". O requerimento ainda precisa ser votado pelos deputados integrantes da CPI e posteriormente será marcado o dia que cada militar comparecerá na comissão.

Chico Vigilante defende ainda a instalação de uma CPI mista para investigar os atos de 8 de janeiro em Brasília. "Eu falei mais de uma vez que o governo estava errando em não orientar a base para apoiar a CPMI", declarou. O parlamentar diz que vai disponibilizar todo o material que a CPI local apurou, caso seja instalada a comissão no Congresso Nacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.