DF proíbe eventos com aves após casos de gripe aviária na América do Sul
Medida do governo local, publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial, vale por 90 dias
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal proibiu por 90 dias a realização de eventos que envolvam a participação de aves na capital. A determinação veio após as ocorrências de gripe aviária em países da América do Sul que fazem fronteira com o Brasil.
A medida foi publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do DF.
Leia também
Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a determinação levou em consideração o período de migração das aves para a América do Sul, a quantidade de exportações de frango do Brasil e a relevância da criação de aves no Distrito Federal.
No final de fevereiro, a diretora de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Sylvie Briand, disse que "a situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo e os crescentes relatos de casos em mamíferos, inclusive em humanos".
Gripe aviária
A doença é provocada por um vírus que afeta aves domésticas e silvestres, além de mamíferos como os ratos, cães, gatos e humanos. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o tipo de gripe, que apresenta uma alta taxa de letalidade, nunca foi detectada no Brasil.