Vacinas atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia
Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DFNeste sábado (27), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai oferecer 100 mil doses de vacinas contra várias doenças, como Covid-19 e gripe, em mais de 60 lugares, como shoppings, estações de metrô e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Mais de 1.500 servidores vão participar da ação, que é voltada para todas as faixas etárias. O R7 mostrou que apenas 14,6% da população maior de 18 anos está imunizada com a vacina bivalente contra a Covid-19 (veja abaixo).
Veja também
-
Brasília
Homem que esfaqueou influencer do Distrito Federal durante encontro é preso; veja vídeo
-
Brasília
Justiça condena defensores do 'tratamento precoce' a pagar R$ 55 milhões por danos coletivos
-
Brasília
Polícia Rodoviária Federal deve iniciar testes com uso de câmeras corporais nos policiais em novembro
Além de imunizantes contra a covid-19 e gripe, também haverá a vacinação prevista no calendário de rotina (HPV, meningite, pólio, febre amarela, tétano, hepatite e etc). A lista completa com endereços e horário de funcionamento dos locais participantes estão disponíveis no site da SES-DF.
Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o grande objetivo da ação é assegurar que todas as faixas etárias sejam atendidas. “Nós não vamos mais permitir no nosso território doenças para as quais nós temos vacinas”, afirma a gestora.
Lucilene também ressalta que quem estiver com vacinas atrasadas poderá receber mais de uma aplicação no mesmo dia. “Não há nenhum evento adverso que seja tão superior à importância que é a vacina no braço, que é a proteção”, garante.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, assegurou que um sistema de logística foi feito para garantir o abastecimento dos locais de vacinação. Ela ressalta que dez veículos vão garantir a reposição de doses nos locais que tiverem mais procura. “Já realizamos eventos do Dia D com mais de 100 mil imunizantes aplicados e nossas equipes estão preparadas para atender todas as pessoas que forem se imunizar”, diz.
A Rede de Frio Central é fundamental para garantir a segurança e a correta distribuição de vacinas e soros para picadas de animais peçonhentos no DF.