Brasília Distrito Federal realiza mais de mil testes de Covid-19 em um dia

Distrito Federal realiza mais de mil testes de Covid-19 em um dia

Dos 1.009 testes realizados, 170 tiveram resultado positivo; número representa cerca de 17% dos exames

  • Brasília | Marcela Cunha*, do R7, em Brasília

Resultado dos testes sai em até 30 minutos

Resultado dos testes sai em até 30 minutos

Breno Esaki/Agência Brasília

Os quatro pontos de ampla testagem para a Covid-19 espalhados pelo Distrito Federal realizaram 1.009 testes para a detecção da doença na quinta-feira (6). Do total, 170 pessoas testaram positivo, o que representa 16,8% dos testes realizados.

Os pontos estão localizados na Rodoviária do Plano Piloto, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) 1 da Asa Sul, na 612 Sul, e 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte e no Aeroporto Internacional de Brasília. Este último é destinado apenas para passageiros que chegam a Brasília.

Aumento de casos

A taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal chegou a 1,45 nesta quinta-feira (6), número mais alto desde 16 de outubro de 2020, data em que a Secretaria da Saúde começou a divulgar diariamente a estatística nos boletins epidemiológicos. O pico da taxa no DF é 2,61.

Os testes são recomendados para quem apresenta sintomas da Covid-19 ou teve contato com alguém infectado. Os resultados são obtidos em até 30 minutos. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria de Saúde prevê um grande aumento no número de casos da Covid-19 nos próximos 45 dias. Segundo a pasta, o motivo é a variante Ômicron, de alta transmissibilidade. É o que explica o aumento no número de casos positivos de Covid nos postos de testagem do governo – houve um salto de 5% do total, na semana de Natal, para cerca de 24%, nesta primeira semana de janeiro.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas