Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ata do PL mantém aberta volta de vice de Flávio Bolsonaro à corrida pelo Senado

Documento autoriza mudanças na chapa majoritária e mantém aberta a possibilidade de alterações na disputa pela Casa Alta

Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A ata da convenção estadual do PL em Alagoas permite que o vice na chapa de Flávio Bolsonaro possa retornar à disputa pelo Senado caso haja mudanças na candidatura ao governo do estado.
  • A Comissão Executiva Estadual do PL tem amplos poderes para alterar a composição da chapa majoritária sem necessidade de nova convenção.
  • O documento autoriza a Executiva estadual a decidir sobre coligações e substituições de candidaturas, preservando o direito de preferência na indicação do vice-governador.
  • Na convenção, foi homologada a candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado e apoio à candidatura de Arthur Lira para a segunda vaga ao Senado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ata mantém aberta a possibilidade de mudanças na composição da chapa de Flávio Bolsonaro Carlos Moura/Agência Senado-10.06.2026

A ata da convenção estadual do PL em Alagoas abriu uma brecha para que o deputado Alfredo Gaspar (PL), vice na chapa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), possa voltar à disputa por uma vaga no Senado caso haja alteração na composição da candidatura ao governo do estado.

O documento, aprovado por unanimidade pelos convencionais e enviado à Justiça Eleitoral, concede amplos poderes à Comissão Executiva Estadual do partido para modificar a composição da chapa majoritária sem a necessidade de realização de uma nova convenção.


Entre as atribuições delegadas está a possibilidade de deliberar sobre a composição da chapa para o governo, promover substituições de candidaturas, preencher vagas remanescentes e fazer ajustes decorrentes de exigências da Justiça Eleitoral ou de determinações da direção nacional da legenda. A autorização também permite alterações na composição final das chapas majoritária e proporcional.

Leia Mais

Na prática, a decisão mantém aberta a possibilidade de mudanças na chapa apoiada pelo PL até o prazo estabelecido pela legislação eleitoral, sem que o partido precise convocar uma nova convenção estadual.


A ata ainda prevê que, caso o PL não lance candidatura própria ao governo de Alagoas, a Comissão Executiva poderá decidir pela integração à coligação majoritária, preservando ao partido o direito de preferência na indicação do candidato a vice-governador. O documento estabelece que esse direito somente poderá ser afastado mediante anuência expressa do presidente estadual da legenda, cargo também exercido por Alfredo Gaspar.

Além disso, a convenção autorizou a Executiva estadual a deliberar sobre matérias que não foram definidas no encontro, incluindo eventuais alterações na composição das chapas, substituição de candidatos e outras providências necessárias ao registro das candidaturas, inclusive em cumprimento a determinações da Comissão Executiva Nacional do PL.


Na convenção, o partido homologou a candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado e definiu apoio à candidatura do deputado federal Arthur Lira (PP) para a segunda vaga ao Senado, por meio de coligação com a Federação União Progressista.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.