Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Doenças circulatórias e câncer são principais causas de morte no DF, diz Secretaria de Saúde

Foram 2,9 mil mortes por males do aparelho circulatório em 2023; tumor que mais mata atinge sistema pulmonar, informa governo

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

Câncer foi 2ª maior causa de morte no DF em 2023
Câncer foi 2ª maior causa de morte no DF em 2023 Divulgação/ Agência Brasília

As doenças circulatórias e os diversos tipos de câncer foram as principais causas de morte no Distrito Federal em 2023, de acordo com a Secretaria de Saúde. Foram 2.898 óbitos por males do aparelho circulatório e 2.612 por tumores. Entre as causas do primeiro grupo, a principal motivação de mortandade foi o infarto agudo, que vitimou 644 pessoas no ano passado. O tipo de câncer fatal mais incidente atingiu brônquios ou pulmões: foram 271 casos no período. 

Doenças respiratórias foram a terceira causa de morte em 2023, sendo a pneumonia a mais comum, especialmente a de origem bacteriana. Segundo a Secretaria de Saúde, foram 1.315 casos no ano passado.

As pessoas com 80 anos ou mais foram as principais vítimas envolvendo as três principais classes de doenças que levaram à morte em 2023, sendo a maioria do sexo feminino.

Especialistas explicam que o infarto agudo está associado à morte de células do músculo do coração devido à formação de coágulos, o que interrompe o fluxo sanguíneo de forma rápida. Isso pode ocorrer em diversas partes do coração.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Em relação ao câncer, são mais de 100 doenças malignas, que têm em comum o crescimento desordenado de células. Depois das neoplasias no sistema pulmonar, os maiores causadores de mortes entre tumores atingiram mamas e próstata.

As principais causas do agravamento das doenças estão associadas aos sedentarismo, tabagismo, diabete e colesterol alto, segundo os médicos. No caso do câncer, pessoas com histórico familiar podem estar sob maior risco. 

Sintomas

Infarto Agudo 

O principal sintoma do Infarto é a dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, o rosto e os braços. A falta de ar em idosos também é uma das causas provenientes da doença.

Nos diabéticos, o infarto pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, é preciso estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado.

Câncer no pulmão

O câncer de pulmão pode apresentar diferentes sintomas, dependendo do estágio em que se encontra. Alguns dos mais comuns incluem tosse crônica, dor no peito, falta de ar, rouquidão, perda de peso inexplicável e fadiga.

Prevenção

Para as duas situações, especialistas aconselham a prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e evitar o tabagismo. Os médicos ressaltam que a prevenção de doenças como a aterosclerose, diabete e obesidade são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequentemente o infarto.

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.