'É uma pena que nosso Judiciário solte tanto', diz governador do DF
Ibaneis Rocha discursou a uma plateia de agentes da Polícia Civil em obra de nova delegacia nesta sexta-feira (29)
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Para o governador Ibaneis Rocha, que é advogado, a Justiça é benevolente ao determinar a soltura de presos suspeitos de crimes no Distrito Federal. "É uma pena que nosso Judiciário solte tanto, tem muita gente que não merecia estar nas ruas", enfatizou o governador durante discurso a uma plateia de agentes e delegados da PCDF (Polícia Civil) na manhã desta sexta-feira (29).
"Para nós é uma tristeza muito grande saber que muitas vezes o bandido chega em casa antes de o policial sair do seu plantão. Isso tem que mudar, o bandido tem que ter a certeza de que ele vai ter a punição devida", completou.
Leia também: Ibaneis sanciona mudanças na Luos: 'Podemos pensar em novos bairros para a cidade'
Uma série de crimes violentos tem causado comoção na cidade. Além dos sucessivos casos de violência nas escolas, mais recentemente o espancamento de um adolescente pelo vizinho, no Núcleo Bandeirante, provocou indignação.
Pela manhã, o governador Ibaneis Rocha ainda cumpriu agenda em Sobradinho e em São Sebastião. Na primeira cidade, ele assinou a ordem de serviço para a construção de novas instalações da 35ª Delegacia de Polícia na região.
A medida responde a um pleito da categoria, que reclama que a unidade funciona há mais de dez anos em instalações provisórias e insalubres. Por isso, delegados e agentes da PCDF compareceram em peso ao evento oficial. O valor estimado da obra é de R$ 9,2 milhões.
Enquanto isso, a recomposição salarial da PCDF ainda não saiu do papel. Em março, Ibaneis encaminhou a proposta de aumento de 10% para a categoria ao governo federal, já que os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de segurança. "Vamos continuar trabalhando para dar a recomposição devida, para que vocês tenham uma remuneração comparável ao nível de anos atrás", ponderou o governador.
Campo sintético
Perto dali, na Vila Rabelo, o governador entregou a obra de construção do campo de grama sintética. O investimento foi de R$ 883,1 mil. "Político que não promete não está fazendo nada", afirmou Ibaneis, e acrescentou que vai construir um ponto de encontro comunitário no local.