Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Educação quer dobrar matrículas no ensino técnico e aumentar acesso ao ensino integral

Em entrevista nesta quarta, Camilo Santana destacou objetivos da pasta ao longo dos próximos anos

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ministro Camilo Santana planeja dobrar matrículas no ensino técnico profissionalizante nos próximos anos.
  • O acesso ao ensino integral deve aumentar para 25% até o próximo ano.
  • Programa Propag permitirá que estados utilizem recursos da renegociação de dívidas para financiar educação profissional.
  • Serão construídos 100 novos campi do Instituto Federal, totalizando 702 em todo o Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro defendeu ampliação do ensino técnico Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 13.08.2025

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou nesta quarta-feira (13) alguns objetivos da pasta para os próximos anos. O titular pretende dobrar o número de estudantes no ensino técnico profissionalizante e aumentar para 25% o acesso dos alunos em matrículas a escolas integrais. As declarações foram dadas em entrevista ao Bom Dia, Ministro, nesta manhã.

O aumento do acesso ao ensino profissionalizante, segundo Santana, será via Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados). O programa foi aprovado pelo Congresso e possibilita a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União por até 30 anos. Em troca da redução da taxa de juros anuais, os entes federativos devem investir na educação profissional técnica de nível médio.


“Uma ação importante foi a articulação feita com os estados pelo Propag, aprovado pelo Congresso, em que parte dos juros que os estados vão deixar de pagar [para a União] devem ser usados para investir em educação. Estamos trabalhando para que todos esses recursos sejam para a ampliação do ensino técnico profissionalizante”, detalhou.

Leia mais

“Hoje, algo em torno de 12% dos alunos do ensino médio estão no ensino técnico profissionalizante. A partir do funcionamento desse programa, em cinco anos, queremos dobrar o número dos alunos técnicos profissionalizantes no Brasil”, afirmou.


O titular da Educação também falou sobre a construção de 100 novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Quando eles estiverem concluídos, o Brasil terá um total de 702 campi da instituição.

O ministro comentou ainda sobre a expectativa de aumentar, até o ano que vem, para 25% o número de matrículas no ensino integral. “Vamos entregar essa meta ainda até o ano que vem, ou seja, um quarto das nossas matrículas [para o ensino integral”, explicou.


Redes sociais

No programa, o ministro também comentou sobre a adultização de crianças nas redes sociais.

“É muito grave imaginar adolescentes sendo induzidos [nas redes sociais]. Precisamos cada vez mais ter regras e leis restritivas. Existem projetos no Congresso Nacional em debate, mas é fundamental lembrar a necessidade de regulamentar as plataformas digitais desse país. Essa é uma discussão que tem sido feita para responsabilizar as plataformas”, explicou.


Santana avaliou que as decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito da responsabilidade das redes sociais são importantes, mas que é necessário que o Congresso regule as plataformas para dar limites ao ambiente digital.

“É importante também que os pais tenham consciência, porque conseguimos limitar o uso nas escolas — hoje proibido a não ser no uso com fins pedagógicos. Então é importante os pais terem a consciência de acompanhar o uso desses equipamentos dos seus filhos. A orientação é que o acesso às redes seja feito apenas com 13 anos de idade. E os pais devem acompanhar”, reforçou.

Perguntas e respostas

Quais são os objetivos do ministro da Educação, Camilo Santana, para os próximos anos?

Camilo Santana pretende dobrar o número de estudantes no ensino técnico profissionalizante e aumentar para 25% o acesso dos alunos em matrículas a escolas integrais.

Como será alcançado o aumento do acesso ao ensino profissionalizante?

O aumento do acesso ao ensino profissionalizante será realizado por meio do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), que permite a renegociação das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União por até 30 anos. Em troca da redução da taxa de juros anuais, os estados devem investir na educação profissional técnica de nível médio.

Qual é a meta de alunos no ensino técnico profissionalizante?

Atualmente, cerca de 12% dos alunos do ensino médio estão no ensino técnico profissionalizante. A meta é dobrar esse número em cinco anos com a implementação do programa.

Quantos novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia serão construídos?

Serão construídos 100 novos campi do Instituto Federal, totalizando 702 campi em todo o Brasil quando as novas unidades estiverem concluídas.

Qual é a expectativa para o número de matrículas no ensino integral?

A expectativa é aumentar para 25% o número de matrículas no ensino integral até o próximo ano.

O que o ministro comentou sobre a adultização de crianças nas redes sociais?

Camilo Santana destacou a gravidade da indução de adolescentes nas redes sociais e a necessidade de regras e leis restritivas. Ele mencionou que há projetos em debate no Congresso Nacional para regulamentar as plataformas digitais.

Qual é a posição do ministro sobre a responsabilidade das redes sociais?

O ministro avaliou que as decisões recentes do STF sobre a responsabilidade das redes sociais são importantes, mas enfatizou a necessidade de que o Congresso regule as plataformas para estabelecer limites no ambiente digital.

Qual é a orientação para o uso de redes sociais por crianças?

Os pais devem acompanhar o uso de equipamentos digitais pelos filhos, e a orientação é que o acesso às redes sociais seja permitido apenas a partir dos 13 anos de idade.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.