Eixo Monumental ganhará nova área destinada à cultura
Área será destinada a atividades voltadas para a produção teatral e musical, espetáculos, bibliotecas, arquivos e museus
Brasília|Do R7, em Brasília
O Eixo Monumental vai contar com uma área composta de cinco novos lotes destinados a equipamentos culturais. Um PLC (projeto de lei complementar) do Poder Executivo aprovado na quinta-feira (9), em sessão ordinária da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal), dá destinação à área para atividades voltadas para a produção teatral e musical, espetáculos de danças e circenses, bibliotecas, arquivos e museus. Os novos lotes ficarão na área entre a Praça do Cruzeiro e a Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento). Um dos espaços será destinado a receber a sede do APDF (Arquivo Público do Distrito Federal).
Serão quase 43 mil metros quadrados de área, e os projetos arquitetônicos das futuras edificações terão que ser aprovados em concursos públicos. O texto tinha sido enviado pelo Executivo no fim de agosto e foi aprovado em junho, por maioria de votos, pelo Conplan (Conselho de Desenvolvimento Territorial e Urbano do Distrito Federal). O projeto também passou por audiência pública em abril, promovida pela Seduh. O projeto segue agora para a sanção do governador Ibaneis Rocha.
Leia também
Entre as regras de ocupação do espaço público está a proibição de cercamento, além de normas relativas aos acessos e à manutenção de pelo menos 30% de área verde dos lotes, que serão criados com distância mínima de 100 metros entre eles.