Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Elon Musk convida Moraes para conversar 'abertamente' sobre decisões do STF

Declaração ocorre depois de ministro determinar inclusão do empresário no inquérito sobre milícias digitais

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília


Elon Musk convida Moraes conversar 'abertamente'
Elon Musk convida Moraes conversar 'abertamente' Marcelo Camargo/Agência Brasil, Ministério das Comunicações/Divulgação

O empresário bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), chamou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para conversar “abertamente” sobre as decisões da Corte sobre as redes sociais. A declaração ocorre após o ministro determinar inclusão do empresário no inquérito sobre as milícias digitais. “Este é o cerne do problema. O que você diz @Alexandre? Vamos debater isso abertamente”, escreveu o empresário no perfil pessoal em resposta a outra publicação sobre as decisões do ministro do STF.

No domingo (7), Moraes determinou abertura de investigação sobre Musk para apurar eventual prática de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime por parte dele. O ministro estabeleceu, ainda, multa diária de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado judicialmente que for reativado pela plataforma.

Musk tem usado a rede social X para criticar o ministro do Supremo, acusando-o de impor uma "censura agressiva" no Brasil. "Estamos levantando todas as restrições. Este juiz [Alexandre de Moraes] aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá", escreveu o empresário.

O comentário foi feito no contexto de acusações de censura feitas pelo jornalista americano Michael Shellenberger na última quarta-feira (3). Segundo Shellenberger, "o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.