Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em 12 anos, Brasil ganhou 65 mil novas localidades, aponta IBGE

No estudo, o instituto entende por localidade categorias como cidades, vilas, núcleos urbanos e povoados

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil registrou 87.362 localidades em 2022, um aumento de 299% em relação a 2010.
  • Crescimento foi impulsionado por melhorias nas ferramentas de mapeamento e na metodologia da pesquisa.
  • IBGE define localidade como qualquer lugar com aglomerado permanente de habitantes.
  • Novas categorias incluídas no estudo abrangem assentamentos e localidades quilombolas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dados foram divulgados nesta segunda José Cruz/Agência Brasil

Em 2022, o Brasil registrou um total de 87.362 localidades, entendidas como cidades, vilas, núcleos urbanos e povoados, segundo dados da amostra do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta segunda-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número representa um aumento de 299% (65.476) comparado com 2010, quando havia 21.886 localidades.

Segundo o instituto, o crescimento aparece em todas as categorias mapeadas e está ligado tanto à melhoria das ferramentas de mapeamento, quanto ao aperfeiçoamento da metodologia usada na pesquisa.


“Isso está associado ao ganho da nossa capacidade de mapeamento, utilizando melhores insumos, como imagens de satélite de alta resolução espacial. Também avançamos nas tecnologias da informação com a estruturação de bancos de dados geoespaciais e utilização de solução em software livre, além de implementarmos o processo de atualização contínua da Base Territorial durante o período intercensitário”, explica Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais da Diretoria de Geociências.

Veja mais

O IBGE entende que localidade é “todo lugar do território nacional onde há um aglomerado permanente de habitantes”. No estudo, o termo engloba cidades, vilas, núcleos urbanos, povoados, lugarejos, núcleos rurais, localidades indígenas, localidades quilombolas, agrovilas dos projetos de assentamento e outras localidades.


Entre as novidades do estudo está a criação da categoria “outras localidades”, que reúne 38.782 pequenos assentamentos e das “localidades quilombolas”, que foi introduzida a partir da inovação de investigação do pertencimento étnico quilombola desses povos e comunidades no Censo Demográfico 2022 em 25 Unidades da Federação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.