Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em 2024, Lula reduziu pela metade tempo com viagens internacionais comparado a 2023

Presidente foi a 13 países e ficou 31 dias afastado em 2024; em 2023, foram 24 nações visitadas e 75 dias longe do Brasil

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Última viagem internacional de Lula foi ao Uruguai Ricardo Stuckert/Presidência da República - 2.10.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reduziu o ritmo de viagens internacionais em 2024 e passou menos da metade de dias fora do Brasil na comparação com 2023. Em 2024, o presidente foi a 13 países e ficou 31 dias afastado — no ano anterior, foram 24 nações visitadas e 75 dias longe do Brasil. Havia ao menos quatro viagens para outros países previstas para 2024, mas, devido à queda sofrida em outubro, Lula cancelou os deslocamentos, que seriam feitos até novembro. No intervalo, o presidente iria à Rússia, ao Azerbaijão, à Colômbia e ao Peru.

Leia mais

Apesar da redução da agenda internacional, o número de cidades visitadas pelo petista quase dobrou — passou de 35 para 61. No entanto, durante o ano, Lula não foi a oito estados brasileiros, mesma quantidade de 2023. Os levantamentos foram feitos pelo R7, com base na agenda pública do presidente, divulgada pelo Palácio do Planalto.

A última viagem internacional de Lula no ano foi ao Uruguai, entre 5 e 6 de dezembro, para participar da 65ª Cúpula dos Chefes de Estados do Mercosul e Estados Associados. O petista aproveitou a ida ao país vizinho para conceder a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria brasileira, ao ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica. Os políticos de esquerda são amigos e aliados ideológicos.

No encontro do Mercosul, foi concluído o acordo do bloco sul-americano com a União Europeia, depois de mais de 20 anos de negociação. A finalização da parceria era uma das principais bandeiras de Lula neste mandato. As conversas, que estavam em ritmo lento desde 2019, foram retomadas pelo petista em 2023.


No início de 2024, o primeiro deslocamento internacional do presidente foi à África, quando visitou Egito e Etiópia. Além de reuniões bilaterais e discussão de acordos, Lula foi ao continente para participar, como convidado, da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Com o apoio do Brasil, a União Africana passou a integrar, em 2023, o G20 — grupo que reúne as maiores economias globais.

Viagens canceladas

No dia seguinte à queda, Lula embarcaria para a Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan. Com a ausência, a delegação brasileira foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o petista participou do evento por videoconferência. Ainda em outubro, o presidente participaria da COP16 (Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade), em Cali, na Colômbia. Ele desistiu da ida por recomendação médica.


Em novembro, Lula iria à COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Baku, no Azerbaijão. Com a falta do presidente, a delegação brasileira foi chefiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Também em novembro, o petista embarcaria para a reunião de líderes econômicos da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), em Lima, no Peru.

Para 2025, Lula deve ir ao Japão, em março. O petista também deve participar da reunião do G20, na África do Sul, e do Mercosul, na Argentina. Em setembro, como de costume, o presidente deve participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nos Estados Unidos.


Países visitados por Lula em 2024

  • Fevereiro: Egito (Cairo) e Etiópia (Adis Abeba);
  • Fevereiro/março: Guiana (Georgetown) e São Vicente e Granadinas (Kingstown);
  • Abril: Colômbia (Bogotá);
  • Junho: Suíça (Genebra) e Itália (Apulia);
  • Julho: Paraguai (Assunção) e Bolívia (Santa Cruz de la Sierra);
  • Agosto: Chile (Santiago);
  • Setembro: Estados Unidos (Nova York) e México (Cidade do México);
  • Dezembro: Uruguai (Montevidéu).




Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.