Em defesa do Fundo Constitucional, Damares faz ponte entre Congresso e CLDF
Senadora recebeu deputados distritais a fim de criar estratégias para que o Fundo Constitucional do DF não seja modificado pelo governo federal
Brasília|Do R7, em Brasília
A senadora Damares Alves (Republicanos) se reuniu com os deputados distritais Roosevelt Vilela (PL) e Eduardo Pedrosa (União Brasil) a fim de discutir estratégias de proteção ao FCDF (Fundo Constitucional do Distrito Federal).
O objetivo é mobilizar os parlamentares distritais para intensificar o diálogo com suas lideranças partidárias no Congresso Nacional. Segundo Damares, será necessário um esforço coordenado para garantir a preservação do FCDF.
“Cada distrital deve buscar apoio junto às lideranças e parlamentares de seus partidos no Congresso. Será um trabalho direto nos gabinetes de deputados e senadores”, explicou a senadora.
Leia mais
Damares também falou do apoio dos senadores Izalci Lucas (PL) e Leila Barros (PDT). “A ideia é que os distritais também compareçam ao plenário do Congresso para intensificar esse movimento. O receio é que o Fundo Constitucional seja usado como pretexto para inviabilizar os recursos de vez”, destacou.
Desde a última quinta-feira, Damares está em contato constante com outros distritais para alinhá-los à estratégia. Segundo ela, convencer os parlamentares dos partidos Republicanos, União Brasil, PL e PSD é crucial para salvar o FCDF.
Proposta de Haddad
O ministro da Economia, Fernando Haddad, propôs mudanças para o FCDF.
Uma delas é a alteração para que a correção de recursos do FCDF seja feita pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em vez de ser feita pela variação da receita corrente líquida da União, como é atualmente.