Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em festival na França, Lula cobra de países ricos financiamento para proteção de florestas

Presidente afirmou ainda que a Amazônia é território soberano brasileiro, mas que pertence a toda a humanidade

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

Lula discursou no festival Power Our Planet
Lula discursou no festival Power Our Planet

Em discurso nesta quinta-feira (22), no festival Power Our Planet, em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que países ricos devem financiar aqueles em desenvolvimento que têm reservas florestais. O chefe de Estado disse ainda que a Amazônia é um território soberano brasileiro, mas que pertence a toda a humanidade.

"Iremos fazer a COP30 em um estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecerem de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, a riqueza de nossos rios e que possam compartilhar com o povo brasileiro a preservação das nossas florestas — e responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais —, porque não foi o povo africano que poluiu o mundo; não é o povo latino-americano que poluiu o mundo", disse Lula.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


"A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas, ao mesmo tempo, ela pertence a toda a humanidade, e por isso faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé", completou. O brasileiro ainda voltou a prometer desmatamento zero na Amazônia até 2030 e defendeu "ser duro contra e qualquer pessoa" que quiser derrubar uma árvore para plantar "soja, milho e criar gado".

O festival contou com shows de Lenny Kravitz e Billie Eilish. O convite foi feito pelo vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, que se encontrou com o presidente em março deste ano, no Rio de Janeiro. Na época, o petista ganhou de presente um violão autografado pelo inglês.


Mais cedo, Lula se encontrou com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, mais conhecido como banco do Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na sequência, teve reuniões com os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Miguel Díaz-Canel Bermúdez (Cuba), Ariel Henry (Haiti) e Sultan al Jaber (da COP28, nos Emirados Árabes Unidos).

À noite, Lula participa de um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de Estado. Já na sexta-feira (23), o brasileiro cumpre agenda na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, seguida de reunião com autoridades e almoço de trabalho. A previsão é que ele chegue a Brasília no sábado (24).


Leia também

Viagens

Essa é a terceira viagem do petista ao continente europeu neste ano. A primeira visita de Lula ocorreu em abril, quando o petista teve compromissos em Portugal e na Espanha. No mês seguinte, ele viajou ao Reino Unido, para participar da coroação do rei Charles 3º, e agora à Itália e França.

Já a primeira viagem internacional ocorreu em janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o brasileiro foi aos Estados Unidos para se reunir com o presidente americano, Joe Biden, e ficou três dias no país. Em abril, além de Espanha e Portugal, ele visitou Emirados Árabes Unidos e China. Em maio, Reino Unido e Japão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.