Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em meio a negociações por IOF, Lula recebe presidente da Câmara e ministros no Alvorada

Reunião vem após deputados ameaçarem derrubar aumento de imposto proposto pelo governo

Brasília|Lis Cappi, do R7, e Caroline Aguiar, da RECORD

  • Google News
O presidente Lula recebe ministros e o presidente da Câmara no Palácio do Alvorada Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido neste sábado (14) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ministros do governo no Palácio do Alvorada.

O encontro não estava previsto na agenda presidencial nem na de autoridades, e ocorre em meio ao embate entre Planalto e Congresso ligado ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).


Apesar do cenário econômico, a reunião não conta com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que está em viagem a São Paulo.

Fazem parte do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (das Relações Institucionais), além do deputado Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente da Câmara é o responsável por projetos ligados ao IR (Imposto de Renda).


Câmara x Planalto por IOF

A reunião se dá em um período de pressão da Câmara ao Planalto contra o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Entre as últimas ações definidas por parlamentares, está a decisão de votar a primeira etapa de uma proposta que pode reverter a alta do imposto.

O movimento está previsto para a próxima segunda-feira (16) na Câmara e representa uma vitória à oposição. Apesar do pedido de urgência ter entrado na pauta, ainda não há qualquer indicação de uma derrubada efetiva do decreto de Lula.


Em paralelo às discussões pelo decreto, o governo também editou uma medida provisória para compensar gastos e possibilitar uma mudança menor relacionada ao IOF.

O Planalto também negocia para avanços da atualização da tabela do IR e pela ampliação da isenção na faixa de renda. A intenção é que deixe de haver o tributo para quem recebe até R$ 5.000.

LEIA TAMBÉM

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.