Em um ano, Lula enfrentou três problemas com aviões da FAB; relembre
Último episódio aconteceu nesta semana, no Pará, durante visita do presidente para entrega de creche na Ilha do Marajó
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou três episódios de problemas aéreos com aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) durante o cumprimento de agendas oficiais. O mais recente foi nesta quinta-feira (2), no Pará, com uma falha no motor que obrigou a comitiva presidencial a trocar de avião antes da decolagem.
Ainda este ano, em março, o avião presidencial de Lula precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto de Sorocaba, no interior de São Paulo. Já no ano passado, também em outubro, houve falha em um voo na cidade do México (relembre episódios abaixo).
Sobre os problemas enfrentados nesta quinta-feira (2), Lula disse em entrevista a uma TV local do Pará, que a comitiva deixou o avião com medo de pegar fogo na aeronave.
“Ontem [quinta-feira] aconteceu muito problema comigo no avião. Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor. Um avião da Força Aérea Brasileira. E eu só tenho a agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tive no ar e teve quando estava em terra. Tivemos que descer com medo que o avião pegasse fogo”, relatou.
Leia mais
Lula iria pegar o voo para Breves, cidade mais populosa do Marajó e considerada a capital do arquipélago, para inaugurar uma creche na região.
Em nota, o governo federal explicou que, inicialmente, “o trajeto seria feito em um C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira, que não integra a frota presidencial, mas foi escolhido por ser adequado às condições da pista no município de destino”.
“O avião é usado com frequência para transporte de tropas e cargas, além do deslocamento do presidente quando é necessário pousar em pistas curtas. Ainda em solo, durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional na aeronave. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva (sempre disponível nas missões presidenciais). O modelo utilizado foi um C-97 Brasília”, explicou.
Segundo o texto, “o voo foi realizado normalmente e o presidente cumpriu toda a agenda prevista em Breves em segurança e sem alterações no roteiro”.
Outros episódios
Em 18 de março, o avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou arremeter antes de pousar em Sorocaba, no interior de São Paulo. A medida foi realizada com sucesso e sem intercorrências. Na sequência, o avião pousou normalmente. O chefe do Executivo cumpria agenda no município paulista, com visita à sede de uma fabricante de automóveis.
“Durante a aproximação final da aeronave para o aeroporto de Sorocaba, foi identificado vento muito forte de cauda, acima dos limites previstos. Diante disso, a tripulação optou por arremeter e realizar aproximação com outra cabeceira. Aproximação realizada com sucesso e sem intercorrências”, disse o Palácio do Planalto em nota, na ocasião.
Em outubro de 2024, há um ano, o avião do presidente apresentou problemas técnicos em um voo do México ao Brasil e precisou voar quase cinco horas em círculos para queimar combustível e voltar ao aeroporto da Cidade do México, de onde havia decolado.
“Fiquei quatro horas e meia dentro de um avião, que a gente não sabia se o avião ia cair ou não. O motor estava estragado, e ficamos quatro horas e meia dentro do avião, rezando e pedindo a Deus que nos trouxesse com vida”, desabafou o presidente, emocionado, durante agenda em Fortaleza no fim de 2024.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
