Em viagem a Belém, presidente Lula confere preparação para COP30 e visita obras
Presidente viajou nessa quinta-feira e participou de inauguração de creche na Ilha de Marajó
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda oficial no Pará desde quinta-feira (2). A previsão é que o chefe do Executivo visite, nesta sexta (3), as obras relacionadas à preparação de Belém para receber a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), marcada para o próximo mês.
De acordo com o Planalto, Lula irá acompanhar o andamento das obras do Porto Futuro II, complexo cultural e de lazer em fase de conclusão.
Leia mais
Lá, o presidente deve conhecer o Museu das Amazônias, espaço dedicado à valorização da ciência e tecnologia do bioma e que vai receber a exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado.
Lula também visitará o novo Centro Gastronômico e o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, que tem como objetivo conectar sustentabilidade, cooperação e inovação, gerando oportunidades de bionegócios para toda a Amazônia.
A comitiva do governo federal ainda irá vistoriar o Parque da Cidade, que vai sediar as atividades da COP30.
Na sexta-feira (3), às 9h, a comitiva presidencial deve visitar as obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União.
Nesta quinta, o petista participou de duas agendas em Breves (PA): a inauguração de uma creche e a cerimônia de entrega das obras do Ministério da Educação na Ilha de Marajó.
Com um investimento de R$ 126,9 milhões do Novo PAC, a obra teve início em 2011 e foi paralisada nos últimos anos, junto a outras 100 na região.
Lula estava acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Celso Sabino.
As agendas podem ser as últimas de Sabino à frente da pasta — ele pediu demissão do cargo na sexta-feira (26), após ultimato do partido ao qual é filiado, o União Brasil. O ministro informou, contudo, que ficaria na função até a visita de Lula às obras em Belém.
Depois de retornar para a capital paraense, ele visitou às instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una e participou da cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem e inauguração do Parque Linear da Nova Doca, em Belém.
Balanço
Durante vistorias técnicas recentes, o governo federal fez um balanço positivo das obras para a realização da COP30.
Segundo a Casa Civil, mais de R$ 4 bilhões de recursos federais já foram investidos em Belém para adequar infraestrutura urbana, drenagem de canais, saneamento, mobilidade e espaços públicos.
O governo anunciou que estão praticamente prontas estruturas como o Parque da Cidade (99% de execução declarada) e a revitalização do Porto Futuro 2 (99% concluído).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
