Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Entenda como será a votação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Cabines de votação estão instaladas no lado de fora do plenário da Casa; três deputados concorrem à presidência

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Cabines de votação na Câmara dos Deputados
Cabines de votação na Câmara dos Deputados

As cabines de votação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que ocorre nesta quarta-feira (1°), estão instaladas no Salão Verde da Casa, do lado de fora do plenário.

Os deputados vão votar, em bloco, para presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, além de primeiro, segundo e terceiro secretários.

A eleição ocorre da seguinte forma: o deputado entra na cabine, onde está instalado um computador. Por meio do toque sensível, o congressista vota em bloco — neste caso, os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados são Arthur Lira (PP-AL), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Lira tem o apoio da maioria dos deputados. Alencar se candidatou ao cargo na tentativa de marcar oposição contra o atual presidente da Casa. 


Para um candidato ser eleito, é necessária a presença de 257 deputados. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa dos votos da maioria absoluta dos parlamentares presentes. Se for necessário, é realizado um segundo turno de votação entre os dois mais bem votados.

Iniciado o processo, cada deputado registra todos os seus votos para os 11 cargos da Mesa Diretora na urna eletrônica, que traz as fotos dos candidatos. A votação é secreta.


Leia mais: Lira deve ser reeleito com folga na Câmara; no Senado, Pacheco e Marinho travam disputa voto a voto

Marcos Pereira (Republicanos-SP) deve ficar com a primeira-vice-presidência, e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), com a segunda-vice-presidência. Outros nomes cotados para cargos da Mesa Diretora são: Luciano Bivar (União Brasil-PE), na primeira secretaria; Maria do Rosário (PT-RS), na segunda secretaria; Júlio César (PSD-PI), na terceira secretaria; e Luciano Mosquini (MDB-RO), na quarta secretaria.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.