Entidade humanitária aciona Senado por apoio às vítimas de terremotos na Venezuela
Em ofício, ACURABRASIL oferece gratuitamente rede apta a prestar atendimento médico, psicológico e multidisciplinar à distância
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A ACURABRASIL (Associação Brasil pela Cura) enviou, nesta sexta-feira (26), à CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado, um ofício em que oferece teleatendimento médico e psicológico gratuito às vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. Os tremores deixaram ao menos 920 mortos e 3.360 feridos, de acordo com o último balanço divulgado pelo governo venezuelano.
No documento enviado ao Senado, a entidade coloca à disposição do país vizinho uma rede de profissionais de saúde voluntários, apta a prestar atendimento médico, psicológico e multidisciplinar à distância. Para viabilizar o auxílio, a ACURABRASIL solicita intermediação diplomática com a Embaixada da Venezuela no Brasil, a fim de obter autorização para o exercício da telemedicina e a liberação da validade local das prescrições médicas.
Leia Mais
A instituição afirma ter uma rede de mais de 2 mil especialistas voluntários preparados para atender às vítimas. Os serviços, gratuitos, incluem a realização de consultas médicas e psicológicas online, com atendimento clínico por videochamada para traumas, ferimentos, síndromes gerais, doenças crônicas e suporte de saúde mental para reação aguda ao estresse e luto.
Além disso, a entidade conta com uma equipe de apoio multidisciplinar, responsável por realizar a triagem, organização de filas e cuidados paliativos garantidos por profissionais de enfermagem, farmácia e terapias integrativas.
A ACURABRASIL destaca em seu histórico de ajuda humanitária o atendimento a mais de 12 mil famílias durante a pandemia de Covid-19, além da atuação junto a mais de 6 mil famílias durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
Para viabilizar a atuação da ONG junto às vítimas dos terremos, a presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), articula um encontro entre a ACURABRASIL e o Ministério das Relações Exteriores.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












