Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Fui para a cidade grande estudar sem passagem de volta e hoje estou aqui’: veja o discurso de Fachin na íntegra

Magistrado tomou posse, nesta segunda (29), como presidente do STF; Moraes assume a vice-presidência

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Edson Fachin foi empossado como presidente do STF, com Alexandre de Moraes assumindo a vice-presidência.
  • Fachin destacou que seu novo cargo aumenta responsabilidades, mas não confere privilégios.
  • O magistrado ressaltou a importância do diálogo entre os poderes e a sociedade, especialmente para manter a ordem constitucional.
  • Ele alertou sobre as ameaças das fake news à democracia e enfatizou o papel do Judiciário na promoção da justiça social.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Durante posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) na segunda-feira (29), o ministro Edson Fachin ressaltou em seu discurso de posse que sua nova função “não confere privilégios, amplia responsabilidades”.

Ele elogiou a presença do colega Alexandre de Moraes. O magistrado recentemente foi relator no caso que julgou a trama golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Em sua fala, Fachin o saudou e ressaltou que o colega merece solidariedade em sua função. Moraes assume a vice-presidência da Corte neste novo mandato.


Fachin ressaltou papel da Corte de dialogar com os setores marginalizados da sociedade e da necessidade de estabilidade institucional no Brasil Reprodução/RECORD NEWS

O magistrado apontou o dever do Supremo de garantir a ordem constitucional do país, especialmente em um momento onde a previsibilidade da relação entre os poderes da República se faz necessária.

“Jamais deixaremos de dialogar com os poderes e com a sociedade, sem exclusões nem discriminações”, declarou Edson Fachin


O jurista também citou a ameaça das fake news à democracia. “A manipulação da informação frequentemente potencializada nas plataformas digitais e a desinformação testam as nossas instituições. A revolução digital não é um fim em si mesmo, ela deve estar a serviço da cidadania e da inclusão”, declarou.

Fachin também ressaltou as vitórias pessoais e os desafios para poder estudar e construir uma carreira no Direito: “Fui para a cidade grande estudar sem passagem de volta e hoje estou aqui”.


Em múltiplos momentos, o recém-empossado ministro da Corte enfatizou o papel social do Judiciário em promover a justiça social. Seja no enfrentamento das mudanças climáticas, proteção de terras e no combate ao racismo, ele assegurou o espaço do Judiciário como garantidor destes direitos.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.