Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

GDF arrecada 106 toneladas de doações para vítimas da Bahia

Forças de segurança do DF receberam alimentos, roupas e água; produtos serão enviados às cidades atingidas pelas chuvas

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Donativos arrecadados pelo DF para vítimas das chuvas na Bahia
Donativos arrecadados pelo DF para vítimas das chuvas na Bahia

As forças de segurança do Distrito Federal arrecadaram 106 toneladas de doações para as vítimas das enchentes que atingem o sul da Bahia. Cestas básicas, garrafas de água e roupas estão entre os itens que foram obtidos por uma campanha que durou uma semana. O balanço foi divulgado na manhã desta quarta-feira (5).

Os donativos foram estocados em um ginásio do Corpo de Bombeiros no DF, onde as forças de segurança e o governo apresentaram os resultados da campanha. A ação foi realizada por bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.

"Essa demonstração de solidariedade mostra a preocupação da população do DF", afirmou o vice-governador Pacco Britto, que esteve no evento nesta manhã. "Ultrapassou a expectativa de 80 toneladas", disse o comandante da Polícia Militar, Márcio Vasconcellos.

O chefe da Defesa Civil, Deusdete Vieira, ressaltou que foram arrecadadas 17,3 toneladas de doações por dia, entre 28 de dezembro e 2 de janeiro. O volume superou as 14 toneladas de donativos diárias destinadas às vítimas dos tornados que atingiram Santa Catarina em agosto de 2020.


Doações seguirão para a Bahia em veículos dos bombeiros
Doações seguirão para a Bahia em veículos dos bombeiros

Quase metade dos donativos foi colocada em sete veículos dos bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública. O material será enviado para o município de Vitória da Conquista na tarde desta quarta, com previsão de chegar ao destino na tarde de quinta. Em seguida, os produtos seguirão para Jequié e Ipiuá, onde serão distribuídos.

Os outros 50 mil quilos de donativos ainda estão em fase de triagem no ginásio. Os alimentos são divididos em kits e as roupas separadas de acordo com o gênero e a faixa etária. Ainda não há previsão de quando esse montante será enviado.


Leia também

A ação integra a operação de apoio do DF à Bahia. Na noite desta terça (4), os 20 militares que participaram da missão de salvamento das vítimas da tragédia retornaram à capital federal. Eles prestaram auxílio às forças locais para resgatar a população, em especial os ribeirinhos às margens do rio Contas.

De acordo com o subcomandante dos bombeiros, Edimar de Moura, quando os militares chegaram, ainda havia casos em que a água atingia metade da altura das paredes nas casas. Com a redução no volume de chuvas e o fim do risco de novas enchentes, os bombeiros retornaram ao DF. "Eles viram famílias que perderam tudo com a força da água."


Donativos arrecadados pelas forças de segurança do DF para as vítimas das chuvas na Bahia
Donativos arrecadados pelas forças de segurança do DF para as vítimas das chuvas na Bahia

As condições eram consideradas precárias, com apenas 12 bombeiros atuando em Jaquié e Ipiuá. A estimativa do governo da Bahia é que mais de 500 mil pessoas tenham sido prejudicadas pela tempestade no sul do estado. Daí a necessidade de reforços. Os bombeiros que participaram da ação já tinham experiência em resgate em áreas de desastres, tendo atuado em Brumadinho e no Haiti.

Um helicóptero da Polícia Militar do DF continua no estado até a próxima sexta-feira (7) para ajudar nas ações que ocorrem na cidade de Barreiras.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.