Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GDF recebe Marcola com 'muita apreensão', diz governadora do DF

Celina Leão afirma que sistema prisional vive momento delicado e que espera que o preso do PCC fique pouco tempo na capital

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília

Governadora em exercício Celina Leão durante evento no Palácio do Buriti
Governadora em exercício Celina Leão durante evento no Palácio do Buriti Governadora em exercício Celina Leão durante evento no Palácio do Buriti

O Governo do Distrito Federal (GDF) está "apreensivo" com a transferência para Brasília de Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola. A governadora em exercício, Celina Leão, disse, na manhã desta quinta-feira (26), que, apesar de não caber ao GDF a decisão da transferência do preso, o governo recebeu a notícia com apreensão e espera que Marcola fique na capital por pouco tempo.

“O Governo do Distrito Federal recebe com muita apreensão, mas entendendo também que precisa neste momento receber o Marcola. É um momento de muita dificuldade, mas nós estamos ponderando talvez que esse tempo que ele fique aqui seja reduzido para rapidamente estabilizarmos toda essa situação”, disse a governadora em exercício.

Marcola foi transferido para Brasília nesta quarta-feira (25) da penitenciária federal de Porto Velho. Ele é apontado como um dos principais líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Após uma reunião do Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, que contou com a presença de representantes das forças de segurança do DF, a governadora também explicou que o momento do sistema prisional da capital é delicado.

Publicidade

“Há uma preocupação com a transferência de Marcola porque nós estamos com nosso sistema prisional já em um momento delicado, mas estamos mantendo diálogo com o Ministério da Justiça sobre a necessidade dessa transferência”, afirmou Celina, que também conversou com o interventor, Ricardo Cappelli, para evitar problemas nas prisões.

“Conversamos com o interventor, e eu tenho certeza também que a nossa Secretaria de Segurança fará toda a gestão para que não tenha nenhuma movimentação nem instabilidade no nosso sistema prisional por conta dessa transferência”, concluiu.

Publicidade

Marcola foi transferido para a penitenciária federal de Brasília em março de 2019, mas foi levado para Rondônia em março de 2022. A transferência desta quarta-feira (25) foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Reunião no Buriti

Celina Leão convocou uma reunião com 34 representantes da segurança do Distrito Federal para tratar do restabelecimento da ordem pública. O novo indicado para assumir o cargo de secretário de segurança, Sandro Avelar, participou do encontro.

“Hoje fizemos um balanço das atividades de cada instituição, de cada poder, do que foi feito e do que ainda precisa ser realizado. Uma prestação de contas sobre todas as atuações. Nosso secretário Sandro Avelar também já está acompanhando de perto todas as demandas”, afirmou a governadora, e explicou que a nomeação de Avelar deve ser publicada antes do fim da intervenção federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.