Brasília General Manoel Luiz Narvaz é novo secretário de Saúde do DF

General Manoel Luiz Narvaz é novo secretário de Saúde do DF

O militar ocupava o cargo de superintendente do Instituto de Cardiologia do DF

  • Brasília | Alan Rios, do R7, em Brasília

O novo secretário de Saúde do Distrito Federal é o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que ocupava o cargo de Superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante coletiva na tarde desta sexta-feira (27), na sede da secretaria, na Asa Norte.

"É uma pessoa que tem larga experiência da saúde pública do DF, esteve à frente do Iges, estava à frente do Instituto de Cardiologia", disse o governador. Manoel também já esteve à frente da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, até abril deste ano.

"É um grande desafio, chego para agregar, ajudar. Conto com o apoio de todos. O governador avançou na questão de recursos humanos, insumos, isso facilitou minha chegada", afirmou o novo secretário. 

Ibaneis Rocha avaliou que a pasta precisava de uma virada de chave neste momento

Ibaneis Rocha avaliou que a pasta precisava de uma virada de chave neste momento

Renato Alves / Agência Brasília

"Eu estava mais envolvido da alta complexidade. Vou esse fim de semana fazer um trabalho de avaliação, a base vai ser tudo o que vinha sendo feito e dando certo, identificando o que pode melhorar. Por ser militar eu trabalho em grupo, o que nós vamos fazer é uma avaliação, atacando os pontos importantes. Não foge de insumos e RH rapidamente chegando a população", acrescentou. 

Na última quinta-feira (26), durante a tarde, o então secretário de Saúde Osnei Okumoto foi exonerado do cargo e abriu uma série de mudanças na pasta. O médico Alberto Aguiar Santos Neto chegou a ser anunciado para o posto, mas voltou atrás horas depois, informando que tomou a decisão por "motivos pessoais, principalmente de ordem familiar".

No mesmo dia, Alberto, que substituiria Osnei, foi substituído pelo secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires. No entanto, a mudança também não se perdurou. O governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a anunciar que iria acumular a função de governador e chefe da Saúde.

"Não é que eu desisti (de assumir a secretaria), eu precisava de alguém que conhecesse os processos da secretaria. Vim para cá hoje como governador, levantei todos os procedimentos em andamento e atuei como se secretário fosse. Vou continuar trabalhando junto com o general, até as coisas se encaminharem. De ontem para hoje estava trabalhando para encontrar a pessoa certa, e encontrei. Vou publicar a nomeação ainda hoje", disse Ibaneis Rocha.

Nesta sexta-feira (27), uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal chegou a nomear o ex-secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Arthur Felipe Siqueira de Brito, para assumir o comando da Secretaria de Saúde interinamente.

Ibaneis se reúne com cúpula da Saúde ants do anúncio de novo nome para comando da pasta

Ibaneis se reúne com cúpula da Saúde ants do anúncio de novo nome para comando da pasta

Renato Alves / Agência Brasília

Últimas