General Manoel Luiz Narvaz é novo secretário de Saúde do DF
O militar ocupava o cargo de superintendente do Instituto de Cardiologia do DF
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O novo secretário de Saúde do Distrito Federal é o general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que ocupava o cargo de Superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante coletiva na tarde desta sexta-feira (27), na sede da secretaria, na Asa Norte.
"É uma pessoa que tem larga experiência da saúde pública do DF, esteve à frente do Iges, estava à frente do Instituto de Cardiologia", disse o governador. Manoel também já esteve à frente da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, até abril deste ano.
"É um grande desafio, chego para agregar, ajudar. Conto com o apoio de todos. O governador avançou na questão de recursos humanos, insumos, isso facilitou minha chegada", afirmou o novo secretário.
"Eu estava mais envolvido da alta complexidade. Vou esse fim de semana fazer um trabalho de avaliação, a base vai ser tudo o que vinha sendo feito e dando certo, identificando o que pode melhorar. Por ser militar eu trabalho em grupo, o que nós vamos fazer é uma avaliação, atacando os pontos importantes. Não foge de insumos e RH rapidamente chegando a população", acrescentou.
Na última quinta-feira (26), durante a tarde, o então secretário de Saúde Osnei Okumoto foi exonerado do cargo e abriu uma série de mudanças na pasta. O médico Alberto Aguiar Santos Neto chegou a ser anunciado para o posto, mas voltou atrás horas depois, informando que tomou a decisão por "motivos pessoais, principalmente de ordem familiar".
No mesmo dia, Alberto, que substituiria Osnei, foi substituído pelo secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires. No entanto, a mudança também não se perdurou. O governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a anunciar que iria acumular a função de governador e chefe da Saúde.
"Não é que eu desisti (de assumir a secretaria), eu precisava de alguém que conhecesse os processos da secretaria. Vim para cá hoje como governador, levantei todos os procedimentos em andamento e atuei como se secretário fosse. Vou continuar trabalhando junto com o general, até as coisas se encaminharem. De ontem para hoje estava trabalhando para encontrar a pessoa certa, e encontrei. Vou publicar a nomeação ainda hoje", disse Ibaneis Rocha.
Nesta sexta-feira (27), uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal chegou a nomear o ex-secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Arthur Felipe Siqueira de Brito, para assumir o comando da Secretaria de Saúde interinamente.