Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo coloca 11 municípios em situação de emergência; veja a lista

Do total, oito cidades estão localizadas na região Nordeste; municípios foram afetados por intensas chuvas, estiagem ou seca

Brasília|Clarissa Lemgruber, do R7, em Brasília

Chuvas castigam municípios brasileiros
Chuvas castigam municípios brasileiros

O governo federal decretou, nesta quinta-feira (21), situação de emergência em 11 cidades afetadas por intensas chuvas, estiagem ou seca. Desse total, oito municípios estão localizados no Nordeste. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

O documento informa que as cidades atingidas pelas chuvas intensas e/ou inundações foram Anori, no Amazonas; Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; e Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina.

Outros três municípios sofreram com a seca e/ou estiagem: Muquém do São Francisco, na Bahia; Monsenhor Tabosa, no Ceará; e Paulistana, no Piauí.

Com o reconhecimento da situação de emergência, as cidades podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações como restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.


Previsão

No início desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previu temperaturas superiores a 26°C em grande parte do país, ultrapassando 30°C em algumas regiões do Norte e Nordeste.

Há também previsão de chuva acumulada até a próxima segunda-feira (25). De acordo com o órgão, os maiores acumulados devem ocorrer na região Norte. Para o Nordeste, a previsão é de “chuva em grande parte da região”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.