Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governo define diretrizes para entrada de estrangeiros na COP30 em Belém

Visto eletrônico será gratuito, permitirá múltiplas entradas no Brasil e terá validade até 31 de dezembro

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Visto eletrônico para COP30 terá validade até dezembro
Visto eletrônico para COP30 terá validade até dezembro Fernando Frazão/Agência Brasil - Arquivo

O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta segunda-feira (14) a portaria que estabelece as regras para concessão de vistos eletrônicos de cortesia a estrangeiros que participarão da COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada em Belém (PA), de 6 a 21 de novembro de 2025.

O visto eletrônico será gratuito, permitirá múltiplas entradas no Brasil e terá validade até 31 de dezembro de 2025, com prazo de permanência de até 90 dias, sem possibilidade de prorrogação ou reemissão após o vencimento.


LEIA TAMBÉM

Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, poderão solicitar o visto os nacionais de países membros da UNFCCC (Convenção do Clima da ONU) e pessoas apátridas que estejam devidamente credenciadas no evento.

Os pedidos deverão ser feitos por meio de uma plataforma eletrônica disponibilizada pelo Itamaraty. O documento será enviado diretamente ao e-mail do solicitante, após aprovação.


Entre os documentos exigidos para a solicitação estão:

  • Documento de viagem válido (como passaporte comum, diplomático ou oficial);
  • Fotografia nos padrões exigidos pela Organização da Aviação Civil Internacional;
  • Comprovante de credenciamento emitido pela UNFCCC.

A portaria ressalta que familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos no visto eletrônico de cortesia e deverão seguir o procedimento convencional nos postos consulares.


Além disso, os portadores do visto não poderão exercer atividade laboral no Brasil, e ficam isentos de taxas e emolumentos consulares. A emissão do visto eletrônico também não impede que o solicitante opte pelo visto físico, caso prefira o procedimento tradicional.

O governo brasileiro destaca que a concessão do visto não implica o reconhecimento de Estados, governos ou regimes por parte do país.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.