Governo diz que não há brasileiros entre mortos e feridos em incêndio que matou dezenas na Suíça
Explosão atingiu bar em estação de esqui de Crans-Montana, no sudoeste do país, durante festa de Ano-Novo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (1º) que não há registro de brasileiros entre os mortos ou feridos no incêndio seguido de explosão que atingiu um bar na estação de esqui de Crans-Montana, no sudoeste da Suíça, durante as celebrações de Ano-Novo. A informação consta em nota divulgada pelo Itamaraty.
Segundo o comunicado, o Brasil tomou conhecimento do ocorrido “com consternação” e expressou pesar às vítimas e solidariedade ao povo e ao governo suíços. O ministério reforçou que, até o momento, não há confirmação de vítimas brasileiras e que o Consulado-Geral do Brasil em Genebra permanece à disposição para emergências.
O incêndio começou por volta de 1h30 (horário local) em um bar lotado durante uma festa de réveillon. Autoridades suíças informaram que cerca de 40 pessoas morreram e aproximadamente 100 ficaram feridas, muitas em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para hospitais nas cidades de Sion, Lausanne, Genebra e Zurique.
A promotoria do cantão de Valais afirmou que, até agora, não há indícios de atentado. “No momento, estamos considerando que foi um incêndio e não estamos considerando a possibilidade de um ataque”, disse a promotora Beatrice Pilloud, acrescentando que uma investigação completa foi aberta para apurar as causas da explosão.
De acordo com a polícia local, algumas vítimas são estrangeiras. As autoridades mobilizaram uma grande operação de resgate, com o uso de 10 helicópteros e cerca de 40 ambulâncias, além do isolamento da área e da imposição de uma zona de exclusão aérea sobre Crans-Montana.
Em manifestação nas redes sociais, o presidente federal suíço, Guy Parmelin, afirmou que o que deveria ser um momento de celebração se transformou em luto para o país. “O que era para ser um momento de alegria se transformou, no primeiro dia do ano em Crans-Montana, em um luto que atinge todo o país e muito além”, escreveu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












