Governo do DF forma 2,1 mil alunos em programa de qualificação e reforma de espaços públicos
Iniciativa já formou 12 mil pessoas; dentre os participantes do 3º ciclo, 180 pessoas são imigrantes ou viviam em situação de rua
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entregou certificados de formação para 2.132 alunos do Programa Renova DF nesta quarta-feira (20), no Ginásio de Esportes do Cruzeiro Novo. A iniciativa qualifica profissionais e reforma espaços públicos. Os estudantes do 3° ciclo do programa aprenderam durante três meses noções básicas de construção civil e jardinagem, enquanto recuperavam parques infantis, praças, quadras, campos sintéticos de futebol e outros espaços da capital. Dentre os participantes, 180 pessoas são imigrantes ou viviam em situação de rua.
Para Ibaneis, o programa é um sucesso. "Ele tem sido copiado por outros estados da Federação. Vários secretários têm buscado o secretário Thales [Mendes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda] para ver essa experiência exitosa. E o que a gente vê de mais bonito disso tudo é a integração dos alunos, muitas vezes pessoas que estavam isoladas dentro de casa, sem perspectiva de conseguir um novo emprego e oportunidade", disse.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O governador destacou que pretende instituir o Renova DF como um programa permanente da capital. "Já colocamos no orçamento do ano que vem recursos suficientes para que o programa funcione durante os 12 meses. E eu quero continuar cada vez mais crescendo e levando desenvolvimento para as comunidades", afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, classificou o projeto como uma "transformação de vida". "Ele mostra as oportunidades que o governo pode gerar para a cidade. E estamos aqui já com 105 encaminhamentos de emprego emitidos [aos alunos do Renova DF]", pontuou. Segundo Mendes, a iniciativa passou por 11 regiões administrativas e reformou 196 equipamentos públicos neste 3° ciclo. "Ainda temos 90 para terminar, que serão concluídos pela próxima turma", disse.
Presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar afirmou que o Renova "transformou a cidade". "Isso é uma ação de governo, que apoia oportunidades como essas".
Renova DF
O programa criado em 2021 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), em parceria com a Secretaria de Governo, visa qualificar profissionais e reformar espaços públicos.
Os alunos recebem um kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual, além de lanche, Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Até o momento, mais de 12 mil alunos foram formados, e 2.500 estão fazendo o curso. 1,6 mil equipamentos públicos foram recuperados pelo programa, em 21 regiões administrativas da cidade.