Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo Lula vai lançar plano nacional de combate ao crime organizado

A gestão federal tem sido alvo de críticas por não apresentar propostas efetivas para a área de segurança pública

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília, com informações da Agência Estado

Plano foi anunciado por Cappelli
Plano foi anunciado por Cappelli Plano foi anunciado por Cappelli

O governo federal vai lançar na próxima segunda-feira (2) um plano nacional para combater as organizações criminosas no país. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, nesta sexta-feira (29), após uma reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido criticada por não se mobilizar diante do avanço de crimes violentos em estados como o Rio de Janeiro e a Bahia.

Cappelli, braço-direito do ministro Flávio Dino na pasta, não detalhou o plano, mas afirmou que serão priorizadas ações de inteligência para desarticular grupos criminosos. O secretário-executivo adiantou que não haverá "espetacularização" das operações.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

"Se o crime está cada vez mais estruturado e organizado no país, o poder público precisa estar também cada vez mais integrado, organizado, unido para combater este que é um problema não só do Rio de Janeiro, mas um desafio nacional, uma vez que essas organizações estão cada vez mais articuladas", argumentou Cappelli.

Além do Rio de Janeiro, a área de segurança pública também tem passado por uma crise na Bahia. O estado já registrou mais de 50 mortes em operações da polícia, tendo superado a PM fluminense em letalidade. Na última segunda-feira (25), o ministro Dino se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para discutir parcerias para a segurança pública do estado.

Publicidade

Na ocasião, Dino garantiu a ampliação de recursos para a área. Dias depois, o secretário de Segurança Pública da pasta, Tadeu Alencar, e o secretário de Políticas Penais, Rafael Velasco, viajaram para o estado para dar início às medidas de resposta à crise. Antes de Rodrigues, a Bahia foi governada por oito anos por Rui Costa, atual ministro da Casa Civil.

Leia também

Um dos exemplos dos episódios registrados na Bahia está a morte de dois policiais que trocaram tiros entre si, em Salvador, na última quarta-feira (27). Apesar de ambos os PMs estarem sem farda no momento do tiroteio, um deles trabalhava à paisana e perseguia um homem suspeito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.