Governo prorroga uso da Força Nacional no Rio Grande do Sul
Medida se estende até 16 de junho; documento publicado nesta terça-feira é assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O governo federal publicou uma portaria nesta terça-feira (21) que prorroga o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Rio Grande do Sul. O estado é fortemente atingido por chuvas e enchentes que já deixaram 161 mortos e ao menos 581 mil desalojados.
Leia mais
A prorrogação se dá até 16 de junho, e os policiais da Força Nacional podem atuar nas ações ostensivas, de busca e de salvamento. A portaria é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz o texto, acrescentando que o emprego dos policiais vai ocorrer em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil atualizou às 9h desta terça os números da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. O balanço divulgado diz que 581.633 pessoas estão desalojadas e 72.561 estão em abrigos em todo o estado. Segundo governo local, 161 pessoas perderam a vida por causa das chuvas.