Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo quer emendas corrigidas pelo arcabouço fiscal, diz relator do Orçamento 2025

Senador argumenta que não vai incluir medida no projeto de lei complementar e que gestão federal pode enviar via PEC

Brasília|Plínio Aguiar e Hellen Leite, do R7, em Brasília

Senador Angelo Coronel é relator do Orçamento 2025 Saulo Cruz/Agência Senado - Arquivo

O relator do Orçamento de 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), afirmou nesta quarta-feira (23) que o governo federal quer que as emendas parlamentares sejam corrigidas pelas mesmas regras do arcabouço fiscal. Segundo o congressista, o total de recursos previstos é de R$ 52 bilhões.

Leia mais

“O arcabouço vai crescer esse ano 2,5%. Então, com isso, vai para 6,5%, que será o reajuste que será dado as emendas. Atualmente, as emendas são corrigidas pela receita corrente líquida, que está maior do que o arcabouço em virtude da arrecadação do Brasil, que está alta. Só que o governo quer que a gente retire da receita corrente líquida e entre na correção dentro do arcabouço e do IPCA”, disse Coronel.

“Então, se a receita subir estourando no Brasil, as emendas não irão seguir esse mesmo ritmo de crescimento. As emendas ficarão travadas, como também os investimentos do governo estão travados dentro do arcabouço e corrigidos pelo IPCA”, completou.

De acordo com Coronel, a proposta de mudança não será incluída em seu projeto de lei complementar. O senador argumenta que a matéria deve ser feita via emenda constitucional. “Eles [o governo] podem mandar a PEC. Não vejo problema com a PEC”, relatou, acrescentando que, por enquanto, as emendas serão regidas pela receita corrente líquida.


Proposta

Proposto pelo relator do Orçamento 2025, o projeto de lei complementar, que pretende disciplinar o empenho das emendas parlamentares, deve controlar o pagamento por municípios e limitar o empenho dos recursos aos estados de origem.

O Congresso pretende votar a proposição até novembro deste ano a fim de ter tempo de incluir os ajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. O senador informou que deve protocolar a matéria até a segunda-feira (28). Até lá, eventuais sugestões por parte de Lira podem ser feitas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.