Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Haddad anuncia Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para diretorias do Banco Central

Mandatos fixos são de dois anos, renováveis por mais dois; indicações devem ser aprovadas em sabatina no Senado 

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Haddad anunciou nomes indicados por Lula
Haddad anunciou nomes indicados por Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (30) os nomes de Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira para diretorias do Banco Central. As indicações vão passar por sabatina no Senado e, caso aprovadas, os dois devem assumir em 1º de janeiro de 2024. As seleções foram feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia indicado, em maio, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, e o servidor de carreira da instituição Ailton Aquino dos Santos para cargos no BC. 

O comando do Banco Central é exercido pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, e oito diretores (de Administração, de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, de Fiscalização, de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, de Política Econômica, de Política Monetária e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Os diretores do BC têm mandatos fixos de dois anos, renováveis por mais dois. As indicações são feitas pelo presidente da República — duas por ano. A primeira indicação de cada diretor tem de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e ser aprovada pelo plenário da Casa, trâmite dispensado em caso de renovação do mandato.

"Fico extremamente gratificado de poder ter sido o mediador desse convite e com a certeza absoluta de que são pessoas com uma grande contribuição a dar ao Banco Central", afirmou Haddad durante o anúncio.


Caso aprovado em sabatina, Picchetti ficará na vaga da diretora de Assuntos Internacionais, Fernanda Guardado. Já Teixeira deve substituir Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Perfil

Picchetti é mestre em economia pela Universidade de São Paulo e doutor em economia pela University of Illinois System. Ele atua como professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e é conhecido por ser responsável pelos principais indicadores de inflação do país, função destacada por Haddad durante o anúncio.


Servidor de carreira do Banco Central, Teixeira é mestre e doutor em economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (IPE-USP) e já atuou como professor na instituição.

Também já foi diretor-adjunto da Diretoria de Relações Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e atuou como assessor no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e como chefe de gabinete na prefeitura de São Paulo. Atualmente, é secretário especial adjunto de Análise Governamental na Casa Civil da Presidência da República.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.