Hidrelétrica de Belo Monte gera em 2023 quase 10% da energia total usada no Brasil
Usina produziu no primeiro semestre o suficiente para abastecer regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país
Brasília|Do R7, em Brasília
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Rio Xingu, município paraense de Altamira, gerou 9,4% de toda a energia usada no Brasil nos primeiros seis meses de 2023. O índice corresponde a 29.126 gigawatts por hora (GWh) e é equivalente ao consumo de 30 milhões de residências — o suficiente para abastecer todos as residências do Norte, Nordeste e Centro-Oeste durante o primeiro semestre. A concessionária responsável por Belo Monte é a Norte Energia.
O cálculo a respeito dos domicílios das regiões, que incluem 19 estados e o Distrito Federal, tem como base os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A mesma quantidade de energia também seria suficiente para abastecer todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) por cerca de 17 dias. O SIN é a rede que se estende por grande parte do Brasil englobando redes de geração e a malha de transmissão de energia elétrica.
Leia também
Até maio de 2023, a administradora de Belo Monte foi a companhia geradora que comercializou o maior montante de energia no Brasil. A Usina de Belo Monte, nos primeiros cinco meses do ano, vendeu 16 mil GWh.
A usina
O Complexo Hidrelétrico de Belo Monte corresponde a 5% da matriz elétrica brasileira e é a maior hidrelétrica 100% brasileira. A hidrelétrica atinge o potencial de geração de acordo com o volume de água que passa pelas turbinas — especialmente durante o período úmido da Amazônia, o que contribui para a segurança energética do Brasil, enquanto outros reservatórios do país enfrentam o período seco.
Isso significa que, enquanto Belo Monte gera o máximo das turbinas e injeta no SIN, os reservatórios das demais bacias armazenam água, ou seja, armazenam energia para atender ao mercado nacional durante o período seco.
Belo Monte possui 18 turbinas — unidades geradoras (UGs) — com capacidade de 611,11 megawatts (MW). Cada uma das máquinas equivale a uma Usina Nuclear de Angra 1 (com cerca de 640MW). Considerando ainda a Usina Hidrelétrica Pimental, instalada no Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, com 233,1 MW, a capacidade total é de 11.233,1 MW e a quantidade média de geração de energia é de 4.571 MW.