Vídeo: homem quebra mesa após ser mantido preso em audiência de custódia no DF
Preso teve que ser contido por agentes; Polícia Civil vai investigar desacato, desobediência e eventual dano ao patrimônio público
Brasília|Do R7, em Brasília
Um homem de 22 anos se irritou com a decisão de um juiz que o manteve preso em audiência de custódia e quebrou com um chute a mesa da sala onde foi realizada a sessão. O caso aconteceu no último dia 30 de julho em uma sala do Tribunal de São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal.
Veja Mais
O homem tinha sido preso em flagrante por associação criminosa. Na audiência de custódia, o juiz converteu a prisão em preventiva. Ao ouvir a decisão, ele se revoltou e chutou uma divisória de acrílico que estava na mesa. Ele também começou a xingar e agredir agentes que estavam na sala.
A decisão do juiz foi pela manutenção da prisão em função do histórico criminal dele. O homem estava em prisão domiciliar e já tinha sido detido antes por crimes contra o patrimônio e furto qualificado.
Além disso, ele teve passagens pela Vara da Infância e da Juventude quando era adolescente. Segundo o juiz, manter a prisão era necessário para a “garantia da ordem pública”.
Na decisão, o juiz avaliou que, embora as certidões de passagens pela Vara de Infância e Juventude “não caracterizem maus antecedentes ou reincidência, servem para atestar a periculosidade do autuado e indicar a necessidade de mantê-lo segregado”.
“Ressalta-se que o custodiado se encontra em cumprimento de pena, consubstanciada em prisão domiciliar e que voltou a delinquir”, diz a decisão.
O juiz ainda expediu um ofício à Polícia Civil para que sejam apuradas as infrações penais de desacato, desobediência e eventual dano ao patrimônio público praticados pelo homem durante a audiência de custódia.