Ibaneis anuncia novos leitos de UTI Covid-19 no DF
Hospital de Samambaia passará a atender apenas pacientes com Covid-19 e maternidade; HRAN terá mais leitos de enfermaria
Brasília|Isabella Macedo, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta segunda-feira (24) a abertura de novos leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. De acordo com o governador, o Hospital de Samambaia passará a atender apenas pacientes com a infecção e manterá a maternidade funcionando.
Como noticiou o R7 nesta segunda, 90,16% das vagas de UTI no DF estavam ocupadas nesta manhã. Ibaneis anunciou, em sua conta no Twitter, que 27 leitos de UTI no Hospital de Samambaia foram convertidos para combate à Covid-19 e 40 leitos de enfermaria foram reservados para os pacientes com Covid-19.
Ainda de acordo com o governador do DF, o Hospital da Asa Norte (HRAN) também terá leitos ampliados para atender os casos de infecção pela doença. Serão 11 leitos de enfermaria a mais, passando de 26 para 37 vagas. No pronto-socorro, serão 52 leitos de enfermaria a partir de hoje.
“Anuncio ainda que estamos inaugurando hoje (24) o sistema de vacinação drive-thru na UBS 1 da 612 Sul, destinada ao público adulto, das 18h às 22h”, completou o governador na rede social. Adultos com mais de 18 anos poderão se vacinar com primeira e segunda doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech. O posto também aplicará doses de reforço com CoronaVac e Pfizer.
Diante do aumento na demanda pelo tratamento intensivo, há duas semanas, o governo local anunciou um plano de mobilização de leitos para ativar novas vagas conforme a necessidade da rede pública. O planejamento foi estruturado em sete fases.
Na tarde deste domingo (23), o secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, convocou uma reunião com integrantes da pasta para definir os próximos passos de ativação do plano, que foi anunciado nesta segunda por Ibaneis. Entre os leitos de enfermaria, a ocupação já alcançava 76,7% das 103 vagas.