Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis confirma novo comandante da Polícia Militar do DF depois de prisão da alta cúpula

O coronel Adão Teixeira de Macedo ingressou na corporação em 1993 e ocupava o cargo de subcomandante-geral

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília


Macedo está na corporação desde 1993
Macedo está na corporação desde 1993

O governador Ibaneis Rocha confirmou que o atual subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Adão Macedo, vai assumir o comando da corporação após a prisão do coronel Klepter Rosa Gonçalves, que ocupava o cargo. Macedo assume o posto após operação da Polícia Federal contra integrantes da cúpula da PMDF por suspeita de omissão durante os atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.

O chefe do Executivo local ressaltou que espera que a PM trabalhe "dentro da maior legalidade". "Sabemos que aquele momento era um momento de bastante conturbação por conta do resultado da eleitoral. O que a gente espera é que as coisas se esclareçam definitivamente", afirmou Ibaneis.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Não havia nenhuma nomeação publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) até a última atualização desta reportagem.

Quem é o novo comandante?

O coronel Adão Teixeira de Macedo ingressou na PMDF em 1993 e estava no cargo de subcomandante-geral, anteriormente ocupado por Klepter Rosa.


Macedo tem cursos de aperfeiçoamento de oficiais e de altos estudos pela Academia de Polícia Militar de Brasília. Além disso, é graduado em Direito.

Já foi diretor de Tecnologia da Informação da Casa Militar do DF; assessor militar da Casa Militar do DF e diretor de Telemática da Polícia Militar do Distrito Federal.


Operação Incúria

A Operação Incúria apura a suposta omissão de integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal nos atos extremistas de 8 de janeiro. Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os alvos são:

• coronel Klepter Rosa Gonçalves;

• coronel Fábio Augusto Vieira;

• coronel Jorge Eduardo Naime;

• coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;

• major Flávio Silvestre de Alencar;

• coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra; e

• tenente Rafael Pereira Martins.

Policial legislativo do Senado posa para foto durante invasão do Congresso

O policial legislativo do Senado Wallace França viralizou nas redes sociais ao ter uma foto divulgada, neste domingo (8), durante a invasão do Congresso Nacional. Uniformizado, o servidor sorri no registro, ao lado de uma manifestante extremista, enquanto o prédio era depredado pelos vândalos.

Além de policial, França é professor de cursinho para concursos públicos e dá aulas de Ética no Serviço Público, noções de Administração Pública e Direito Penal. Ele é ex-delegado de polícia do Mato Grosso do Sul, ex-agente penitenciário federal, ex-cadete aviador da Aeronáutica (leia mais aqui).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.