Ibaneis confirma novo comandante da Polícia Militar do DF depois de prisão da alta cúpula
O coronel Adão Teixeira de Macedo ingressou na corporação em 1993 e ocupava o cargo de subcomandante-geral
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O governador Ibaneis Rocha confirmou que o atual subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Adão Macedo, vai assumir o comando da corporação após a prisão do coronel Klepter Rosa Gonçalves, que ocupava o cargo. Macedo assume o posto após operação da Polícia Federal contra integrantes da cúpula da PMDF por suspeita de omissão durante os atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.
O chefe do Executivo local ressaltou que espera que a PM trabalhe "dentro da maior legalidade". "Sabemos que aquele momento era um momento de bastante conturbação por conta do resultado da eleitoral. O que a gente espera é que as coisas se esclareçam definitivamente", afirmou Ibaneis.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Não havia nenhuma nomeação publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) até a última atualização desta reportagem.
Quem é o novo comandante?
O coronel Adão Teixeira de Macedo ingressou na PMDF em 1993 e estava no cargo de subcomandante-geral, anteriormente ocupado por Klepter Rosa.
Macedo tem cursos de aperfeiçoamento de oficiais e de altos estudos pela Academia de Polícia Militar de Brasília. Além disso, é graduado em Direito.
Já foi diretor de Tecnologia da Informação da Casa Militar do DF; assessor militar da Casa Militar do DF e diretor de Telemática da Polícia Militar do Distrito Federal.
Operação Incúria
A Operação Incúria apura a suposta omissão de integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal nos atos extremistas de 8 de janeiro. Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os alvos são:
• coronel Klepter Rosa Gonçalves;
• coronel Fábio Augusto Vieira;
• coronel Jorge Eduardo Naime;
• coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;
• major Flávio Silvestre de Alencar;
• coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra; e
• tenente Rafael Pereira Martins.
Policial legislativo do Senado posa para foto durante invasão do Congresso
O policial legislativo do Senado Wallace França viralizou nas redes sociais ao ter uma foto divulgada, neste domingo (8), durante a invasão do Congresso Nacional. Uniformizado, o servidor sorri no registro, ao lado de uma manifestante extremista, enquanto o prédio era depredado pelos vândalos.
Além de policial, França é professor de cursinho para concursos públicos e dá aulas de Ética no Serviço Público, noções de Administração Pública e Direito Penal. Ele é ex-delegado de polícia do Mato Grosso do Sul, ex-agente penitenciário federal, ex-cadete aviador da Aeronáutica (leia mais aqui).