Ibaneis: 'não há previsão de aumento nas tarifas de transporte'
Governador disse que as tarifas estão equilibradas e que houve uma complementação do GDF para que não haja aumento
Brasília|Do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse nesta sexta-feira (31) que não há previsão de aumento no preço das passagens de transporte coletivo. “Estamos com as nossas tarifas equilibradas", disse o governador. Segundo ele, houve uma complementação tarifária que foi feita com o orçamento do Distrito Federal exatamente para que a gente não tenha aumento no valor das tarifas.
Túnel de Taguatinga
De acordo com Ibaneis, a principal entrega do GDF em 2022 será o túnel de Taguatinga que, segundo ele, deve ter as obras concluídas em junho. O governador informou, ainda, que o viaduto do Sudoeste deve ser entregue no final do primeiro semestre.
Conforme o gestor, uma das grandes dificuldades do Distrito Federal é o modelo de transporte público, que é de ponta a ponta. “A pessoa entra no ônibus em Samambaia e sai na Rodoviária do Plano Piloto. Isso dificulta o sistema público de transporte, porque você não tem o reabastecimento dessa população [passageiros] ao longo das linhas", afirmou.
Para o governador, utiliza-se muito o transporte em carros particulares, e o foco dessas atividades todas é facilitar o transporte via ônibus. "Todas essas vias estão sendo pensadas com corredores. É o caso, por exemplo, da avenida Hélio Prates que vai ter um corredor de ônibus saindo do final de Ceilândia e vai até a Estrutural”, afirmou.
Volta às aulas
Fazendo um balanço sobre as ações do GDF em 2021, o governador disse que considera que o retorno às aulas foi um sucesso. “Temos que parabenizar os educadores do Distrito Federal como um todo e as direções das escolas que fizeram um belíssimo trabalho de retomada das aulas. Só que temos um déficit educacional que foi muito grande em virtude desse período em que tivemos aulas remotas", avaliou. O governador disse que será preciso um reforço escolar para que os alunos possam recuperar todo o conteúdo educacional perdido ao longo desse período.
Leia também
Carga tributária
Sobre a situação fiscal do Distrito Federal, Ibaneis disse que determinadas cobranças de impostos não têm o efeito esperado. “A arrecadação acaba sendo muito pequena em relação ao que você tem de benefício. Por outro lado há a necessidade de incentivar o desenvolvimento de determinadas áreas de desenvolvimento no Distrito Federal. Isso foi feito em inúmeras áreas agora nesse período de pandemia e, por incrível que pareça, o retorno tem sido muito positivo", afirmou.
O governador informou que a DF está arrecadando mais do que arrecadava antes. "Cobrando menos e arrecadando mais. O efeito tem sido muito favorável na balança para o Distrito Federal”, contabilizou. “Aquilo que for necessário fazer, nos espaços onde nós tivermos condições de fazer desoneração de tributos, nós vamos fazer”, prometeu.
Desemprego
Segundo o governador, a tendência no Distrito Federal é de diminuição do desemprego. “Até porque os setores estão todos aquecidos, em especial a construção civil. A construção civil no Distrito Federal está em um patamar bem elevado e deve contratar muito neste início de mês", comemorou.