Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis vai participar da diplomação de Lula e Alckmin

Governador do DF confirmou ao R7 que estará presente na solenidade nesta segunda-feira (12) no Tribunal Superior Eleitoral

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Ibaneis Rocha em coletiva de imprensa na sede da transição do Governo do DF
Ibaneis Rocha em coletiva de imprensa na sede da transição do Governo do DF Ibaneis Rocha em coletiva de imprensa na sede da transição do Governo do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai participar da cerimônia de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente, presidente e vice-presidente eleitos. A solenidade ocorrerá a partir das 14h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (12).

Ibaneis, reeleito em primeiro turno para comandar o DF por mais quatro anos, confirmou participação ao R7. Ele apoiou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e reconheceu a vitória de Lula, eleito com 50,9% dos votos válidos.

No início do mês, Ibaneis se reuniu com Alckmin e a futura primeira-dama, Janja, para discutir a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2023.

Na ocasião, o governador afirmou à reportagem que "todos vão ajudar na organização" da posse, em referência às forças de segurança do DF, como as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Trânsito do DF.

Publicidade

Além de Ibaneis, Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, vai participar da diplomação no TSE na tarde desta segunda (12). Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão, e Rui Costa (PT), da Bahia, que integram o grupo da transição do presidente eleito e foram aunciados como ministros de Lula a partir de janeiro, também devem marcar presença na cerimônia.

Solenidade

A diplomação habilita os candidatos eleitos ao exercício do mandato e posse, no ano que vem. O evento encerra o processo eleitoral, com a entrega dos documentos, a apuração dos votos, o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação e a análise das contas de campanha.

Cerca de mil pessoas foram convidadas para a diplomação de Lula e Alckmin. O evento será transmitido on-line. A solenidade contará com esquema especial de segurança, nos arredores do TSE e na própria Corte, com participação de policiais federais e forças do Distrito Federal, além da Polícia Judicial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.