Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Imunização de jovens e idosos no DF: veja onde se vacinar

Números mostram adesão aquém do esperado na primeira dose de jovens e terceira dose de idosos

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Impactos positivos da vacinação já começam a ser observados no DF
Impactos positivos da vacinação já começam a ser observados no DF

A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal segue sendo realizada neste sábado (2), com pontos de imunização funcionando das 9h às 17h para jovens e idosos, em diferentes cidades. Apesar da importância da proteção para a queda no número de mortes e superação da pandemia, os números mostram que a adesão desses grupos está aquém do esperado.

A expectativa da Secretaria de Saúde do DF era de vacinar 268 mil adolescentes de 12 a 17 anos durante a campanha, mas só foram imunizados, até o momento, 183 mil. A vacinação da terceira dose de idosos também está com baixa adesão, o que motivou a Pasta a ampliar a faixa etária admitida para a aplicação. Hoje, ela está disponível para qualquer idoso com 70 anos ou mais que tenha tomado a segunda dose há, pelo menos, seis meses.

Ao todo, 9.642 moradores da capital receberam a terceira dose da proteção. Quem já está apto a ser imunizado com o reforço pode procurar postos tanto neste sábado (2) quanto no domingo (3), em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga ou Sobradinho. Veja abaixo os pontos de hoje para todos os grupos:

Veja pontos deste sábado
Veja pontos deste sábado
Lista de pontos para a segunda dose
Lista de pontos para a segunda dose

Os impactos da proteção da vacina já começam a ser sentidos. A taxa de letalidade, ou seja, a proporção de óbitos entre casos confirmados de infecção, caiu 2,9% na capital entre idosos de 80 anos ou mais. No dia 31 de janeiro deste ano, um dia antes da aplicação das primeiras vacinas em pessoas dessa faixa etária no DF, a taxa de letalidade desse grupo estava em 27,8%. O último boletim epidemiológico, deste mês de outubro, mostra uma letalidade de 24,9%.


O número de óbitos em decorrência da covid-19 em jovens é consideravelmente menor. Apenas 15 pessoas no DF morreram pelo novo coronavírus com idade entre zero e 19 anos. Nessa mesma faixa etária, porém, mais de 40 mil brasilienses foram infectados e puderam transmitir o vírus a outras pessoas.

A vacinação da primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos acontece neste sábado em Sobradinho e é interrompida amanhã, voltando na segunda-feira. Veja onde se vacinar:

Veja lista deste sábado
Veja lista deste sábado

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.