Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Itamaraty confirma reunião de ministros da América Latina para abordar situação da Venezuela

Encontro acontece no começo da tarde deste domingo por videoconferência

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Itamaraty confirmou uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Celac para discutir a situação da Venezuela.
  • A reunião será realizada por videoconferência às 14h deste domingo.
  • Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, foi capturado pelos EUA, que o acusam de narcoterrorismo.
  • Líderes da região, como Lula e Gustavo Petro, condenaram a ofensiva dos EUA contra Maduro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ministro Mauro Vieira já está em Brasília para conduzir reunião Marcelo Camargo/Agência Brasil - arquivo

O Itamaraty confirmou na manhã deste domingo (4) que está programada para às 14h uma reunião de ministros das Relações Exteriores no âmbito da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O encontro extraordinário sobre a situação da Venezuela será por videoconferência.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já está em Brasília. Ele já havia sido avisado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última reunião ministerial do ano, para ficar à disposição caso houvesse alguma demanda internacional envolvendo os EUA e a Venezuela.


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado pelos Estados Unidos na madrugada do último sábado (3). O presidente americano, Donald Trump, vem acusando Maduro de liderar uma organização internacional de tráfico de drogas.

Leia mais

Maduro foi indiciado nos Estados Unidos por “narcoterrorismo” e outras acusações. Nesse sábado, em uma coletiva de imprensa na Flórida, Trump chegou a afirmar que o seu governo deve administrar a Venezuela até que uma transição seja concluída.


A Celac discutirá a situação após manifestações públicas de parte dos líderes da região condenarem o ataque dos EUA. Sem citar os nomes de Nicolás Maduro e Donald Trump, Lula disse que os bombardeios em território venezuelano e a captura de seu presidente ultrapassam uma linha “inaceitável”.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também condenou a ofensiva. Por outro lado, o presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nas redes sociais uma notícia sobre o ataque americano e celebrou o feito.


A Celac é um mecanismo intergovernamental de diálogo e acordo político, composto permanentemente por 33 países da América Latina e do Caribe.

Como fórum regional, o grupo busca atuar como porta-voz da comunidade de países junto a outros países e blocos regionais. As decisões da comunidade são tomadas por consenso.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.