Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Justiça mantém prisão de esposa de Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM

Suspeita de tentativa de homicídio por esfaquear Durval, Fernanda Rodrigues disse à polícia que teria reagido para se defender

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília


Durval Barbosa é delator do Mensalão do DEM no DF
Durval Barbosa é delator do Mensalão do DEM no DF

A Justiça manteve a prisão de Fernanda Gabriela de Jesus Barbosa Rodrigues, esposa do delator do Mensalão do DEM, Durval Barbosa, nesta terça-feira (20). Ela é suspeita de tentar esfaquear o marido no apartamento onde moram, na Asa Sul, em Brasília, nesta segunda (19), e responde por tentativa de homicídio.

Presa em flagrante, Fernanda passou por audiência de custódia nesta terça, e a juíza responsável converteu a prisão em preventiva. A magistrada entendeu que o golpe desferido em Durval Barbosa atingiu uma região letal do corpo e que ele não tinha condições de se defender por causa das sequelas de um acidente vascular cerebral.

Leia também

Para a juíza, isso indica "alto grau de periculosidade da autuada". "Além disso, extrai-se do auto de prisão em flagrante que, embora o apartamento tivesse câmeras, estas não estariam disponíveis, reforçando a sensação de que a autuada contribuiu para dificultar a instrução processual", afirmou.

A suspeita disse à polícia que teria reagido para se defender de Durval. A tese foi rejeitada pelo delegado-adjunto da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), Maurício Iacozzilli, e, posteriormente, pela juíza do Núcleo de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Publicidade

A mãe de Fernanda afirma que a filha teria sofrido um surto psicótico. A Polícia Civil ainda pedirá uma perícia de sanidade mental para a Justiça.

Quem é Durval Barbosa

Durval, que é ex-delegado da Polícia Civil do DF e ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal, ficou conhecido por ter atuado como o delator que deu origem à Operação Caixa de Pandora — episódio também conhecido como Mensalão do DEM.

Ele gravou antigos aliados políticos em situações que revelaram um esquema de corrupção no mandato do ex-governador José Roberto Arruda (PL). Em um dos vídeos mais conhecidos, Arruda aparece recebendo de Durval um pacote de dinheiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.