Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça mantém prisão de esposa de Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM

Suspeita de tentativa de homicídio por esfaquear Durval, Fernanda Rodrigues disse à polícia que teria reagido para se defender

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Durval Barbosa é delator do Mensalão do DEM no DF
Durval Barbosa é delator do Mensalão do DEM no DF Durval Barbosa é delator do Mensalão do DEM no DF

A Justiça manteve a prisão de Fernanda Gabriela de Jesus Barbosa Rodrigues, esposa do delator do Mensalão do DEM, Durval Barbosa, nesta terça-feira (20). Ela é suspeita de tentar esfaquear o marido no apartamento onde moram, na Asa Sul, em Brasília, nesta segunda (19), e responde por tentativa de homicídio.

Presa em flagrante, Fernanda passou por audiência de custódia nesta terça, e a juíza responsável converteu a prisão em preventiva. A magistrada entendeu que o golpe desferido em Durval Barbosa atingiu uma região letal do corpo e que ele não tinha condições de se defender por causa das sequelas de um acidente vascular cerebral.

Leia também

Para a juíza, isso indica "alto grau de periculosidade da autuada". "Além disso, extrai-se do auto de prisão em flagrante que, embora o apartamento tivesse câmeras, estas não estariam disponíveis, reforçando a sensação de que a autuada contribuiu para dificultar a instrução processual", afirmou.

A suspeita disse à polícia que teria reagido para se defender de Durval. A tese foi rejeitada pelo delegado-adjunto da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), Maurício Iacozzilli, e, posteriormente, pela juíza do Núcleo de Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Publicidade

A mãe de Fernanda afirma que a filha teria sofrido um surto psicótico. A Polícia Civil ainda pedirá uma perícia de sanidade mental para a Justiça.

Quem é Durval Barbosa

Durval, que é ex-delegado da Polícia Civil do DF e ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal, ficou conhecido por ter atuado como o delator que deu origem à Operação Caixa de Pandora — episódio também conhecido como Mensalão do DEM.

Ele gravou antigos aliados políticos em situações que revelaram um esquema de corrupção no mandato do ex-governador José Roberto Arruda (PL). Em um dos vídeos mais conhecidos, Arruda aparece recebendo de Durval um pacote de dinheiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.