Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Líder do PL defende Zambelli e pede que Itália conceda asilo político para a deputada

Ofícios enviados à primeira-ministra, a membros do governo e ao parlamento afirmam que política sofreu ‘perseguição’

Brasília|Do R7

  • Google News

RESUMO DA NOTÍCIA

  • O líder do PL, Sostenes Cavalcante, pede asilo político para a deputada Carla Zambelli na Itália.
  • Ofícios enviados alegam que Zambelli é alvo de "perseguição política" no Brasil.
  • Documentos foram direcionados à primeira-ministra, ao presidente da Câmara e ao ministro da Justiça italianos.
  • Zambelli continua presa e seu advogado solicitará liberdade e análise da extradição em audiência.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Carla Zambelli está presa em Roma. Aliados defendem que ela não seja extraditada Felipe Rau/Estadão Conteúdo - 15.05.2025

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), formalizou uma série pedidos à Itália para tentar evitar a extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP).

Quatro solicitações foram encaminhadas ao país, para diferentes instâncias políticas. Os documentos afirmam que ela sofreu “perseguição política” do governo e do STF (Supremo Tribunal Federal) e pedem para que Zambelli receba asilo político.


“Ela representa a figura da mulher brasileira conservadora de direita que luta pelos valores da família e por uma democracia justa e livre. No entanto, a deputada Carla Zambelli e outros parlamentares conservadores de direita, incluindo os do Partido Liberal (PL), do qual sou líder, têm sido alvo de perseguição política”, alega Sóstenes.

Os ofícios foram enviados em italiano. Entre os destinatários, está a primeira-ministra, Giorgia Meloni, o presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana, e o ministro da Justiça, Carlo Nordio.


Na prática, a solicitação tenta fazer com que Zambelli responda ao processo na Itália sem voltar ao Brasil. Ainda não há indicação de que o pedido possa ser atendido.

Ao R7, o advogado da deputada, Fábio Panhozzi, confirmou que a parlamentar continua presa e que uma nova decisão deve ser indicada na sexta-feira (1º), após etapa semelhante a uma audiência de custódia.


Ele vai solicitar que a deputada responda ao processo em liberdade, além da análise da extradição.

Leia mais

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.