Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lira diz que 'não se falou de mudanças no ministério' em reunião com Lula

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que foram discutidas a reforma tributária e matérias aprovadas pelo Congresso

Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

Lira se encontrou com Lula nesta sexta-feira
Lira se encontrou com Lula nesta sexta-feira

Após encontro, nesta sexta-feira (16), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em uma rede social que "não se falou de mudanças no ministério". De acordo com o alagoano, foram tratados temas relacionados à reforma tributária e às recentes aprovações de matérias pelo Parlamento. "Ouvi dele a intenção de reduzir o envio de medida provisória, um anseio do Congresso Nacional. Não se falou de mudanças no ministério do presidente Lula", escreveu Lira.

Apesar da declaração, Lira está perto de emplacar um aliado na Esplanada dos Ministérios. Integrantes do governo dão como certa a saída de Daniela Carneiro do Turismo, por pressão de parlamentares. O lugar deverá ser ocupado pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), aliado do alagoano.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Daniela é considerada distante da bancada do União Brasil e deve, inclusive, mudar de partido. O Ministério do Turismo atrai atenção pelo reforço financeiro que geralmente recebe via emendas parlamentares, sobretudo com vistas a financiar eventos. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou de um jantar nesta semana em que chamou Sabino de ministro.

Como o R7 noticiou, Lula deve deixar a decisão de demitir a ministra do Turismo para depois da viagem que vai fazer à Europa na semana que vem. O chefe do Executivo tem adiado a definição devido à relação de proximidade que tem com Daniela.


Leia também

Lula embarca para o continente europeu na terça-feira (20). Ele vai passar pelo Vaticano, onde tem uma reunião marcada com o papa Francisco, e depois deve participar de um evento em Paris organizado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O mandatário brasileiro fica na Europa até a próxima sexta-feira (23).

Segundo ministros do governo, nenhuma decisão sobre o futuro de Daniela será anunciada antes da viagem. A ministra, no entanto, já teria começado a se despedir do cargo. Na quinta-feira (15), durante uma reunião de Lula com todos os ministros, ela apresentou um vídeo com as ações implementadas pela pasta desde que assumiu o Turismo, no início do ano. Daniela discursou por cerca de 17 minutos — sete a mais que o determinado pela organização da reunião ministerial.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.