Lula comemora as 4 indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar: ‘Vitória da nossa cultura’
Brasil também tem chance de ganhar estatueta com Adolpho Veloso, que disputa prêmio de Melhor Fotografia pelo filme ‘Sonhos de Trem’
Brasília|Thays Martins, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou pelas mídias sociais as quatro indicações ao Oscar recebidas pelo filme brasileiro O Agente Secreto, nesta quinta-feira (22). “Quando o trabalho é coletivo e o talento é valorizado, o Brasil brilha para o mundo”, afirmou o petista.
O longa-metragem foi indicado em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, para Wagner Moura. “A indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional é motivo de celebração para todo o país”, comemorou Lula, em uma série de posts no Instagram.
“O Agente Secreto concorrer ao Oscar de Melhor Filme entre os melhores do mundo é uma vitória de nossa cultura, nosso talento e nossa capacidade de contar histórias que atravessam fronteiras”, completou o presidente.
Leia mais
O país ainda recebeu uma quinta indicação ao Oscar de 2026. O brasileiro Adolpho Veloso disputa a estatueta na categoria Melhor Fotografia, com o filme Sonhos de Trem. “Parabéns também a Adolpho Veloso, pela indicação de melhor Fotografia em Sonhos de Trem. O Brasil se orgulha de todos vocês!”, disse Lula. A cerimônia de premiação será em 15 de março, um domingo.
Participação histórica no Oscar
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto estreou no circuito mundial no Festival de Cannes. No Globo de Ouro, o longa recebeu três indicações: Melhor Filme em Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Drama, para Wagner Moura, vencendo nas duas últimas.
Com as quatro chances deste ano ao Oscar, O Agente Secreto empata com o filme Cidade de Deus em maior número de indicações para um filme brasileiro na premiação.
No ano passado, o Brasil ganhou pela primeira vez uma estatueta, com o filme Ainda Estou Aqui, na categoria de Melhor Filme Internacional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













