Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

Lula comemora decisão de Alcolumbre de pautar PEC que acaba com escala 6x1 no Senado

Presidente do Senado marcou para a próxima semana o início da discussão da proposta no Plenário

Brasília|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula comemorou a decisão de Davi Alcolumbre de pautar a PEC que acaba com a escala 6x1 no Senado.
  • A PEC prevê uma jornada de 40 horas semanais, com dois dias de descanso, sem redução de salário.
  • A Câmara dos Deputados já aprovou a proposta em dois turnos, e agora segue para discussão no Senado.
  • Hugo Motta também celebrou a decisão, destacando a importância da reforma para a qualidade de vida dos trabalhadores.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula parabeniza Alcolumbre por pautar discussão da PEC da escala 6x1 no Senado Ricardo Stuckert/Campanha- 01.10.2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nas redes sociais nesta sexta-feira (2), a decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), de pautar para a próxima semana o início da discussão, no Plenário, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6x1.

Alcolumbre marcou para terça-feira (6) o início da discussão da proposta, dois dias após o primeiro turno das eleições. As primeiras sessões de discussão estão previstas para terça (6), quarta (7) e quinta-feira (8).

‌

“Quero cumprimentar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pela decisão de pautar para a próxima semana, no Plenário, o início da discussão da PEC que acaba com a escala 6x1.Essa é uma prioridade do nosso governo e uma mudança que o Brasil precisa fazer. Trabalhadores e trabalhadoras não podem viver apenas para trabalhar. Precisam ter tempo para a família, para estudar, descansar e viver, com dois dias de descanso por semana e sem redução de salário”, afirmou Lula.

“A Câmara já deu um passo importante. Estou convicto de que o Senado também saberá ouvir a sociedade e aprovar esse avanço histórico para milhões de trabalhadores brasileiros”, escreveu o presidente no X, antigo Twitter.

‌

A proposta aprovada pela Câmara estabelece jornada máxima de 40 horas semanais, distribuídas em cinco dias de trabalho, com dois dias de descanso. O texto prevê ainda uma transição para a mudança. A Câmara aprovou a PEC em dois turnos em 27 de maio, por ampla maioria, e encaminhou a matéria para análise do Senado.

Leia Mais

Motta também comemora

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também comemorou a decisão de Alcolumbre.

‌

“O fim da escala 6x1 de trabalho está cada dia mais próximo. A proposta foi aprovada em maio na Câmara. Agora, celebro a decisão do presidente do Senado, @davialcolumbre, de levar a PEC para o Plenário na próxima semana. Depois de marcos como a CLT e o 13º salário, o Brasil avança na legislação trabalhista com o apoio e dedicação do Congresso. É uma reforma na qualidade de vida dos brasileiros”, escreveu Motta.

Em maio, Motta havia defendido a aprovação da proposta e afirmou que a redução da jornada, o fim da escala 6x1 e a manutenção dos salários eram pontos que considerava inegociáveis.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.