Lula conversa por telefone com Putin sobre guerra na Ucrânia
Brasileiro reforçou a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica do conflito
Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou na manhã desta segunda-feira (10), por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os líderes discutiram a situação da Ucrânia, país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022. Putin abordou as posições russas em relação à conferência pela paz convocada pela Ucrânia, que deve reunir cerca de 90 países no fim desta semana, na Suíça.
LEIA MAIS
O R7 apurou que o Brasil deve enviar a embaixadora na Suíça, Cláudia Buzzi, à reunião. Lula estará na Suíça dois dias antes da cúpula, mas não deve ficar no país para comparecer à conferência.
Lula reforçou a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica do conflito. Em 23 de maio, Brasil e China apresentaram proposta conjunta em busca de negociações de paz, com participação de Ucrânia e Rússia. Putin se solidarizou com as vítimas das fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril.
Os presidentes também debateram parcerias entre os dois países em diversas áreas e concordaram em estreitar as interações entre Brasil e Rússia no Brics, sob presidência da Rússia, e o G20, liderado pelo Brasil. Os Brics reúnem, além das duas nações, China, Índia e África do Sul. O G20 é composto pelas 20 maiores economias do mundo e as uniões Europeia e Africana.
Ao líder russo, Lula defendeu a necessidade de debater no G20 uma “ampla reforma” do sistema de governança global, que reflita os atuais arranjos geopolíticos e reforcem o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) na prevenção de conflitos.
Desde a eleição brasileira de outubro de 2022, Lula e Putin já conversaram por telefone ao menos em outras duas ocasiões. Na semana passada, o presidente russo se encontrou com a presidente do Novo Banco do Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, Dilma Rousseff, durante fórum econômico em São Petersburgo.